Qual o melhor sistema para começar a criação de gado leiteiro?

Qual é o melhor sistema de produção para começar a criação de gado leiteiro?Definir o sistema de produção é um dos primeiros passos para começar a criação de gado leiteiro, pois o produtor precisa saber qual é o melhor sistema que atenderá às necessidades de sua propriedade.

O produtor deve optar pelo sistema que melhor se adapte às inúmeras variáveis dos seus recursos físicos, vegetais, animais e econômicos disponíveis.

São tipos de sistemas de produção leiteira:

Sistema Extensivo

O sistema extensivo consiste na criação de animais a pasto , sem um padrão de raça definido. A pastagem é à base da alimentação, já que a criação do gado é inteiramente no campo. As instalações são simples e limita-se a um curral onde as vacas são ordenhadas.

Vantagem: Baixa necessidade de investimento

Atenção! É preciso grandes espaços para a ocupação dos animais pela disponibilidade de pasto.

Sistema Semi-Intensivo

É um sistema em que os animais são criados a pasto e recebem alimentação com forrageiras de alta capacidade de suporte, com suplementação volumosa na época de menor crescimento do pasto e, em alguns casos, durante o ano todo. O alimento é fornecido no estábulo no momento da ordenha. Este sistema permite a aplicação de processos tecnológicos na criação, sendo comum práticas de aleitamento artificial e inseminação artificial.

Vantagem: As instalações geralmente são simples e é possível a adoção de certos recursos tecnológicos, o que pode aumentar a produtividade e a qualidade do leite.

Atenção! São necessários investimentos maiores em salas de ordenha  e resfriamento do leite.

Sistema Intensivo

O sistema intensivo é aquele em que as vacas leiteiras são mantidas confinadas em estábulos de ordenha galpões (depende do tipo de instalação adotada) e alimentadas no cocho com forragens conservadas, como silagens e fenos. Este sistema é viável somente a animais especializados à produção de leite, exigindo uma tecnologia especial no seu manejo, com uma mão de obra mais especializada. É mais recomendado para gado de alto padrão genético, já que possui um elevado custo. Alguns exemplos de instalações são Free Stall, Tie Stall, Loose Housing e Compost Barn.

Vantagem: Um dos benefícios deste sistema é o aumento da produtividade e a ocupação de pequenos espaços.

Atenção! É um investimento alto, que necessita de mais especialização profissional.

Quer mais dicas sobre como começar a criar gado de leite? Baixe nosso guia gratuito:

E-book gratuito Como começar a criação de gado leiteiro