Informatização na Agropecuária: Dicas para alcançar bons resultados

A tecnologia tem avançado rapidamente e a informática está cada vez mais presente em nossas vidas, trazendo inovações e soluções no nosso dia a dia.

Avanços e benefícios da tecnologia

Desde o avanço e a intensificação da microeletrônica, a partir de 1980, os equipamentos tecnológicos diminuíram de tamanho e de preços, o que permitiu a utilização dessas ferramentas em vários campos da atividade humana e, em particular, nos setores agropecuários, através de vários softwares para fazendas, aplicativos voltados para a administração das propriedades, no controle de rebanhos, plantações extensivas, entre outros, proporcionando um aumento significativo na produtividade rural.

Na pecuária leiteira, diversos equipamentos estão disponíveis para o atendimento de todo o processo produtivo, desde o controle eletrônico de animais, passando pela identificação de cio e terminando no processo da ordenha robotizada.

Como obter bons resultados?

No sentido de melhorar a gestão administrativa das explorações agropecuárias existem hoje diversos recursos de equipamentos e de programas disponíveis, além das opções de conectividade em telecomunicações para o meio rural, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Porém, para que o produtor rural possa adquirir bons resultados com essas tecnologias é necessário possuir:

• uma consciente compreensão da necessidade da capacitação de seus empregados
  • organização prévia das rotinas de trabalho
  • padronização das atividades produtivas

O Agronegócio é um dos mais importantes setores da economia nacional, favorecendo o crescimento da balança comercial brasileira. A Informática ou Tecnologia da Informação, como preferir, está a serviço de todos. É uma realidade da qual não há como fugir. Dia a dia os efeitos benéficos das tecnologias refletem na vida de todos inclusive do homem do campo.

Os produtores de leite estão investindo cada vez mais em recursos de informatização na agropecuária, pois as ferramentas disponíveis os ajudam a alcançar os resultados tão esperados nas fazendas.

Quer conhecer quais são as 5 tecnologias que otimizam a agricultura e beneficiam as fazendas de leite?

Carlos Eduardo Leite

Bacharel em Computação - Ênfase em Sistemas de Informação, especializado em Qualidade e Produtividade. É aluno do último módulo do Curso de Formação Pedagógica pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Foi professor, coordenador do Curso Técnico em Informática e vice-diretor no CEP - Centro de Educação Profissional "Tancredo Neves" em Brazópolis - MG. Atualmente é professor de Informática Aplicada na Academia do Leite - FUNDAÇÃO ROGE em Delfim Moreira - MG.