O impacto de um curso técnico na construção da carreira profissional

Sabemos que os cursos técnicos aceleram a entrada do aluno no mercado de trabalho, além de prepará-lo para lidar com uma sociedade desenvolvida tecnologicamente. Entretanto, ainda há a crença de que só obtém sucesso no trabalho o profissional que possui curso superior. Essa crença é um mito!

A proposta do Novo Ensino Médio, implantado nas escolas brasileiras em 2022, promove o protagonismo dos estudantes e possibilita que os alunos optem por uma formação técnica e profissionalizante, preparando-os para o mundo do trabalho.

O jovem que se interessa e que busca um curso técnico na atualidade, com certeza dispõe de mais e melhores oportunidades de emprego e de renda.

O impacto de um curso técnico na carreira do jovem

Um bom curso técnico precisa reproduzir ao máximo a realidade do mercado de trabalho, oportunizando aos alunos experiências que possibilitem essa aprendizagem prática.

Abaixo estão 7 aspectos relevantes do curso técnico na carreira profissional do jovem:

1. A conquista de uma profissão reconhecida pelo mercado de trabalho em tempo reduzido de estudo, se comparado ao tempo investido em um curso superior.

2. Boa aceitação de técnicos no mercado de trabalho por serem considerados profissionais “mão na massa” pelos empregadores.

3. Ingresso imediato no mercado de trabalho com experiência, pois as aulas práticas e os estágios supervisionados, realizados ao longo do curso, possibilitam a aquisição de conhecimentos práticos além da teoria, o que representa um diferencial em relação  aos profissionais de mesma idade concluintes apenas do Ensino Médio.

4. Início prematuro na vida profissional, pois o técnico adquire estabilidade profissional e financeira ainda com pouca idade.

5. Possibilidade de especialização diferenciada especialmente se o técnico prioriza o trabalho, como forma de expandir sua experiência profissional.

6. Atualmente há especialidades técnicas no mercado com excelentes salários e alta empregabilidade.

7. Dupla certificação (diploma do Ensino Médio e do Ensino Técnico) em um curto período de tempo.

A FUNDAÇÃO ROGE oferece de forma gratuita e integrada ao Ensino Médio, o Curso Técnico em Agropecuária focado na Bovinocultura Leiteira. Na nossa escola Técnica simulamos a realidade do trabalho em todos os sentidos: nas aulas práticas, nos estágios realizados nas fazendas, nas atividades complementares rurais diárias, no cotidiano escolar. Valorizamos comportamentos profissionais, atitudes e valores requisitados pelo mundo do trabalho tais como respeito ao diferente, iniciativa, trabalho em equipe, seguimento de regras e destreza para solução de problemas, dentre outros.

O curso técnico na FUNDAÇÃO ROGE acontece em 3 anos e 2 meses. Nos 2 meses finais, o aluno realiza a Residência Técnica que é a experiência de imersão total em uma fazenda de leite, parceira da FUNDAÇÃO ROGE, com o objetivo de aprofundar ainda mais seus conhecimentos técnicos e ser absorvido pelo mercado de trabalho, contribuindo desta forma para o desenvolvimento do agronegócio leiteiro.

SAIBA MAIS

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.