5 motivos para seguir carreira no agronegócio

5 motivos para seguir carreira no agronegócioQuem tem paixão pela rotina das atividades rurais tem um grande leque de possibilidades para construir uma carreira profissional na área. No Brasil, o agronegócio gera muitos empregos. E os profissionais qualificados para o setor estão em crescente valorização.

Motivos para escolher uma profissão no agronegócio

O crescente desenvolvimento e o grande número de profissões relacionadas à produção de alimentos no país, dão aos jovens que gostam do campo, muitos motivos para construir sua carreira profissional no agronegócio. Entre inúmeros motivos para isso, destacamos:

1- A população mundial cresce e a produção de alimentos precisa acompanhar

população mundialFonte: Leonardo Dantas - Cowtech Consultoria, 2021

Com essa projeção de crescimento populacional, a previsão é de que precisaremos produzir 60% mais alimentos de origem animal, por exemplo.

2- No Brasil, o agronegócio emprega 1 de cada 3 trabalhadores

Estudo feito pelo Cepea/Esalq (Centro de Estudos de Economia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de Piracicaba, SP) no primeiro semestre de 2021, mostra que o agronegócio brasileiro emprega 19 milhões de pessoas no campo e nas empresas ligadas à cadeia do agronegócio, incluindo as que fornecem os insumos e as que compram a matéria-prima e fazem o processamento. No levantamento, constatou-se que a agricultura familiar é o setor que mais emprega no agronegócio.

3- O setor tem muitas oportunidades para pessoas com diferentes habilidades

Todo o ciclo de planejamento, produção, venda, transporte, processamento e comercialização dos produtos agropecuários gera oportunidades de emprego em diferentes áreas, como administração, produção, atuação técnica, vendas, negócios, assim como docência e consultoria, só para citar alguns exemplos.

4- As empresas do setor valorizam tanto a formação técnica quanto a formação superior

A demanda por profissionais capacitados é grande e há espaço para técnicos e profissionais de nível superior. O que conta muito é o talento, o preparo e o interesse em aprender sempre.

“Na atividade leiteira, a habilidade que mais valorizamos na equipe de colaboradores é a vontade de aprender e de fazer.” Diogo Vriesman, Diretor Administrativo da Melkstad Agropecuária Ltda.

5- A crescente tecnificação do agronegócio está criando mais oportunidades para quem é mais qualificado

Com maior volume de produção e a aplicação de cada vez mais recursos tecnológicos, o agronegócio segue um caminho sem volta de profissionalização e desenvolvimento tecnológico, exigindo equipes treinadas e atualizadas.

Como planejar a carreira agropecuária?

Como as empresas do agronegócio atuam em um mercado global e competitivo, estar qualificado para as vagas disponíveis significa investir em conhecimento e desenvolver habilidades específicas.

"O profissional bem-sucedido no agronegócio brasileiro precisa dominar a tecnologia da produção e ir além: conhecer o mercado, ser capaz de realizar análises de risco financeiro, ter conhecimentos em recursos humanos, meio ambiente, comercialização interna e externa, logística e dominar um segundo, ou até um terceiro idioma, como o inglês e o espanhol", destaca Mauro Lopes, professor e coordenador do curso de MBA em Agribusiness, da Fundação Getúlio Vargas.

Ajuda muito ter clareza e foco nos objetivos profissionais a curto, médio e longo prazos, entender que será sempre importante manter-se atualizado, priorizar o contato com outros profissionais do mercado, não ter medo de se arriscar em cenários de constantes mudanças e buscar diferenciais como idiomas, ferramentas de gestão e conhecimentos na área financeira.

Antes de qualquer decisão, é fundamental avaliar se você tem talento para escolher uma profissão na agropecuária. Para te ajudar nisso, leia este conteúdo que preparamos sobre o perfil de quem quer atuar na área: