Quais são as etapas de limpeza dos equipamentos de ordenha?

Higiene na ordenhaToda fazenda leiteira deve priorizar a produção de um leite de qualidade e sem contaminações. Para isso, é fundamental realizar a limpeza adequada dos equipamentos de ordenha.

Clique aqui e saiba como reduzir casos de mastite com o manejo de higiene na ordenha.

Etapas de limpeza dos equipamentos

Esta higienização acontece em duas etapas, que realizadas da maneira adequada garantem o menor número de bactérias possíveis no equipamento de ordenha. São elas:

1- Limpeza do equipamento: Ocorre no final de todas as ordenhas.

Esta limpeza acontece em três passos:

Enxágue com água em temperatura ambiente: É necessário enxaguar o equipamento até que a coloração esbranquiçada deixe de aparecer. Seu objetivo é tirar resíduos de leite que estão no equipamento. Quando isso não ocorre, prejudica a eficiência das outras etapas de limpeza. Esta etapa deve ser realizada o mais rápido possível após o final da ordenha, pois quando ocorre uma demora para realizá-la, a remoção do leite do equipamento nesta fase não é tão eficaz.

2° Enxágue com água quente (75 - 80ºC ) + Detergente alcalino clorado: Nesta etapa, utiliza-se o termômetro e o cronômetro para auxiliar e ajudar a alcançar a eficiência desta fase, através da temperatura correta da água e no tempo de ação do detergente no equipamento de ordenha.

Enxágue com água temperatura ambiente + Detergente ácido: Normalmente, recomenda-se utilizar o detergente ácido três vezes na semana. Isso pode variar de acordo com cada propriedade.

Antes de realizar esta fase, é importante lavar o equipamento para retirar resíduos de detergente alcalino clorado que possam ter ficado nos utensílios.

2- Desinfecção pré-ordenha: Ocorre antes da ordenha.

A desinfecção permite que se tenha uma menor contaminação do leite relacionado aos equipamentos de ordenha.

Observações importantes desta etapa:

1- Tempo de lavagem: Deve ser entre 5 – 10 minutos

2- Temperatura da água: A água deve estar em temperatura ambiente/levemente aquecida

3- Atenção à concentração do desinfetante

4- Diluição: É necessário estar de acordo com as orientações do fabricante

5- É realizada cerca de 30 minutos antes da ordenha

Na desinfecção é possível ter a diminuição da carga microbiana. É muito importante não deixar nos equipamentos nenhum resíduo de produtos usados para esta desinfecção, pois estes podem contaminar o leite.

*Texto baseado no curso “Higienização de equipamentos de ordenha” do Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE, realizado pela Médica Veterinária Ana Cláudia Dumont.

Que tal agora conhecer algumas práticas que garantem a higiene na ordenha?