SEJA UM INVESTIDOR
Blog

Como a FUNDAÇÃO ROGE promove educação ambiental para a agropecuária?




Alunos da FUNDAÇÃO ROGE aplicando educação ambiental em um solo, usando enxada e fita métrica

O agronegócio é uma das principais bases econômicas do Brasil. Mas devido à falta de conhecimento no passado, ele é um grande responsável por impactos no meio ambiente. Diante desse cenário, uma produção mais sustentável é fundamental para equilibrar o desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais.

Para que essa mudança seja possível, é necessário formar profissionais do campo que estejam comprometidos com práticas agrícolas responsáveis. E é aí que a educação ambiental entra em ação, possibilitando que os jovens possam levar novas ações à produção. 

A conscientização é uma das principais missões da FUNDAÇÃO ROGE. Quer saber como é feita? Continue com a gente!

 

A educação ambiental na escola

 

A educação ambiental deve ser parte integrante do currículo escolar. No ensino básico, o foco está em despertar a consciência sobre a importância da preservação ambiental e como cada um pode contribuir. Essa disseminação de conhecimento ocorre principalmente nas aulas de ciências e biologia, em que os alunos aprendem sobre os ecossistemas, a biodiversidade e o impacto das atividades humanas no meio.

Além disso, é muito comum que sejam realizados projetos educacionais de incentivo à prática de ações sustentáveis, como reciclagem, plantio de árvores e o uso responsável de recursos naturais.

A importância da educação ambiental está justamente em capacitar os jovens a adotarem práticas mais conscientes no dia a dia, seja em casa, na escola ou, futuramente, em suas atividades profissionais. Esse aprendizado vai além do conhecimento técnico, pois estimula atitudes de cuidado que se refletirão em suas vidas no futuro.

 

A educação ambiental no agronegócio

 

O agronegócio carrega consigo práticas antigas que, apesar de eficientes no passado, refletem os problemas ambientais que enfrentamos atualmente. O uso indiscriminado de defensivos agrícolas, a queima de vegetação para renovação de pastagens e a monocultura são exemplos de técnicas que geram grandes impactos ambientais.

Segundo o professor Luiz Marques, da Unicamp, 75% da emissão de gases do efeito estufa no Brasil são provenientes da agropecuária. Esse dado nos mostra a urgência de transformar a maneira como produzimos. Com educação ambiental, esse cenário pode ser modificado, difundindo práticas menos agressivas, como o uso de tecnologias que reduzem a emissão de gases, a adoção de sistemas de plantio direto, o manejo sustentável de pastagens e o controle integrado de pragas. 

Essas ações permitem que o agronegócio continue sendo produtivo, ao mesmo tempo em que reduz seu impacto negativo no meio ambiente.

 

Como a FUNDAÇÃO ROGE promove educação ambiental para a agropecuária?

 

A FUNDAÇÃO ROGE é uma escola filantrópica de ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária, com foco em bovinocultura leiteira. A instituição acolhe adolescentes, futuros profissionais do campo, e os prepara para enfrentar os desafios da agropecuária moderna. 

Um dos principais compromissos da FUNDAÇÃO ROGE é inserir a educação ambiental na vida dos jovens desde o início, conscientizando-os sobre a importância de práticas agropecuárias responsáveis. Para isso, a instituição vai além do ensino básico em ciência e biologia, inserindo a conscientização também nas matérias técnicas, a fim de que os alunos saibam como aplicar, de fato, soluções sustentáveis no campo.  São exemplos de disciplinas voltadas ao meio ambiente: Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho, Plano de Uso e Conservação do Solo e Topografia.

Outro ponto importante é o papel do NICATEC, uma unidade da FUNDAÇÃO ROGE dedicada ao planejamento e execução de serviços ambientais, além de soluções energéticas tanto para ambientes rurais quanto urbanos, em vários estados do Brasil.


💡 Confira tudo sobre a profissão técnico em agropecuária!

 

 

O futuro está na educação!

 

A educação ambiental na formação em agropecuária pode transformar o futuro do setor. Ao aprender desde cedo sobre a importância da preservação e a aplicação de práticas sustentáveis, os jovens têm o poder de mudar o cenário e criar um agronegócio ecológico.

A FUNDAÇÃO ROGE acredita nesse futuro e convida você a conhecer mais sobre como a instituição pode transformar a mentalidade dos jovens, preparando-os para serem profissionais que aliam produtividade e responsabilidade ambiental.

 

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.