Como reduzir desperdícios de habilidades humanas em fazendas de leite

Como reduzir desperdícios de habilidades humanas em fazendas de leiteEm uma empresa leiteira temos diversas atividades que exigem disciplina e constância, afinal vaca gosta de rotina e qualquer alteração, por menor que seja, impacta diretamente na produção de leite.

Para que tenhamos padrão e consigamos sempre entregar um produto de qualidade, é preciso entender quais são as necessidades do nosso cliente, ou seja, qual é o resultado esperado do negócio de produção leiteira. O laticínio espera receber leite de qualidade de acordo com os padrões estabelecidos na legislação.

Com o resultado esperado claramente definido, podemos trabalhar para entregar o que o cliente deseja e, portanto todas as atividades da fazenda devem estar voltadas para este fim, gerando valor para o cliente, do contrário será um desperdício.

Quais são os desperdícios mais comuns nas fazendas leiteiras?

Baseados no modelo Agro+Lean, dentre os desperdícios mais comuns na fazenda estão:

• Defeitos;
  • Superprodução;
  • Estoque mal planejado;
  • Processos com muitas variações;
  • Movimentação de pessoas e materiais;
  • Transporte;
  • Tempo de espera.

Também observa-se nas fazendas que a “Subutilização de habilidades humanas”, ou seja, talentos e habilidades não utilizadas é o principal desperdício.

O que fazer para resolver este desperdício?

Não envolver os funcionários no processo de solução dos problemas da propriedade é um grande erro pois, deixamos de criar o sentimento de pertencimento e de importância para o negócio, isto é o contrário do que queremos.

O funcionário se torna um robô e apenas faz o que lhe é ordenado, desta maneira ele se sente desvalorizado, excluído e desmotivado.

Precisamos envolver as pessoas e incentivar ao máximo a utilização de suas habilidades para a resolução de problemas na fazenda

Estimulando a criação do tão falado “sentimento de dono” as pessoas passam a se sentir importantes, mais felizes, motivadas e engajadas com uma enorme disposição para melhorar a cada dia, porque elas querem e entendem que o resultado do trabalho delas impacta o negócio como um todo e assim entramos em um ciclo de melhoria contínua que nos leva por consequência, ao sucesso do negócio.

As melhores ferramentas da sua fazenda são as pessoas que formam o seu time. O empresário Henry Ford certa vez disse: “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios”.

É nítida a importância de se formar um time e não desperdiçar as habilidades de cada um. Precisamos capacitar e dar suporte para que as pessoas construam o sucesso todos os dias.

Seja um líder e não apenas um chefe, saiba reconhecer e somar os talentos e habilidades das pessoas que estão a sua volta.

Quer mais dicas para alcançar a melhoria contínua em sua propriedade?

Leidiane Cristina Batista de Souza

Médica Veterinária, Pós-Graduada em Administração de Agronegócios e professora da disciplina MDA na Fundação Roge no curso Técnico em Agropecuária. Pelo convívio e envolvimento na atividade leiteira, considera que o sucesso da empresa está condicionado à capacitação gerencial com foco nas pessoas.