7 Desperdícios mais comuns na fazenda de leite

adult-blur-concept-1438489

Que o desperdício gera prejuízo nos negócios é bem fácil de entender. Pequenas perdas diárias podem significar um grande rombo nas contas no fim do período. O que talvez seja preciso destacar é que é possível TREINAR O OLHAR para identificar desperdícios no dia-a-dia e aumentar a eficiência na rotina da gestão de fazendas.

Entre as situações abordadas pelos princípios do gerenciamento "Lean" que mais geram desperdício nas fazendas leiteiras, destacamos:

1- Defeitos

Equipamentos, ferramentas, máquinas com pequenos ou grandes defeitos geram alterações no fluxo de trabalho e na produção. É necessário criar rotinas de verificação e manutenção.

2- Superprodução

Calcular errado o volume de produção pode causar grande dor de cabeça. Produto parado é dinheiro parado! Um bom planejamento deve garantir a vazão da produção.

3- Estoque mal planejado

Aqui vale a mesma conclusão: produto parado é dinheiro parado! Excesso de estoque prejudica a movimentação financeira. Da mesma forma, não planejar corretamente e deixar faltar itens pode impedir a produção e afetar o bom andamento das atividades.

4- Processos com muitas variações

Quando cada um realiza a mesma tarefa de um jeito diferente, os resultados são diferentes. E isso não é interessante em uma empresa que deseja manter um padrão de qualidade. Os processos precisam ser bem definidos e compartilhados com os envolvidos para evitar as variações.

5- Movimentação de pessoas e materiais

Muitas vezes, perde-se muito tempo nas fazenda com o deslocamento de pessoas e materiais. Tempo gasto com movimentação é desperdício dos recursos. A gestão deve estar atenta às possibilidades de reduzir sempre o tempo de locomoção. Deixar materiais próximos de onde são utilizados é um bom exemplo de atitude voltada para reduzir movimentação.

6- Transporte

Um grande trator transportando um latãozinho de leite, ou meia dúzia de ferramentas. Isso acontece nas fazendas? E muito! Otimizar a utilização dos meios de transporte pode significar grande economia.

7- Tempo de espera

Uma máquina quebrou e o técnico não chega...um setor atrasou e outro está aguardando para dar sequência no trabalho...faltou energia e tudo fica parado até a companhia de luz aparecer. Fazenda parada é desperdício puro de recursos. Avaliar as situações mais comuns e buscar soluções para cada uma delas é extremamente importante para evitar prejuízos.

É preciso observar sempre, “caçar” desperdícios!

Cada desperdício encontrado deve ser combatido imediatamente e o processo deve ser corrigido. A padronização das tarefas através de procedimentos bem detalhados, claros, objetivos e visíveis ajuda muita a reduzir as variações da forma de se fazer as coisas, reduzindo os desperdícios. Dar voz aos funcionários também pode surpreender a gestão com grandes idéias e soluções!

Conheça uma ação de grande impacto na organização de tudo na fazenda: a implantação do Programa 5S, fundamental no combate ao desperdício: