Como reduzir a contagem de células somáticas do rebanho leiteiro?

A contagem de células somáticas é um indicador da qualidade do leite e está relacionada à presença de células de defesa no leite, especialmente os leucócitos, que são produzidos pelo organismo como resposta a infecções bacterianas, como a mastite. A presença de níveis elevados de CCS em vacas pode indicar problemas de saúde e ter um efeito prejudicial na qualidade do leite produzido.

Por que ocorre o aumento da CCS no leite e quais são seus impactos?

A mastite é uma das principais causas desse aumento, mas também existem outros fatores indiretos que podem influenciar, como épocas específicas do ano, a idade do animal e o estágio da lactação.

A Contagem de Células Somáticas (CCS) pode causar diversos prejuízos para as propriedades leiteiras, como:

• Diminuição da produção de leite: quando uma vaca tem uma CCS alta devido à mastite, seu organismo direciona energia e nutrientes para combater a infecção, resultando em uma menor produção de leite.

• Aumento dos custos com tratamento: o tratamento da mastite e outras infecções relacionadas à elevação da CCS requer o uso de medicamentos e intervenções veterinárias. Esses custos adicionais podem afetar a rentabilidade das propriedades leiteiras.

• Descarte do leite: o  leite com alta CCS pode ser descartado devido aos regulamentos sanitários ou às exigências dos laticínios. Isso implica em perdas financeiras diretas para os produtores.

• Alteração na composição do leite: o aumento da CCS pode levar a alterações na composição do leite, como diminuição da gordura, caseína e lactose. Essas mudanças podem afetar negativamente a qualidade e o valor comercial do leite produzido.

Como reduzir a contagem de células somáticas do rebanho leiteiro?

Para reduzir a CCS em sua propriedade, promover a saúde das vacas e a qualidade do leite, é fundamental adotar medidas eficazes. Conheça algumas:

1. Identifique animais que apresentam CCS elevadas

Para essa identificação, é recomendado realizar mensalmente testes de qualidade do leite. Essa prática auxilia no monitoramento das tendências do rebanho e na localização de animais que estão infectados. Além disso, para descobrir quais tipos de bactérias estão causando infecções mamárias, pode-se realizar culturas no tanque em um laboratório de confiança.

2. Minimize a disseminação da infecção

A fim de diminuir a disseminação da infecção, é fundamental dar prioridade aos procedimentos corretos de ordenha, tais como:

• Ordenhar por último vacas que estão com CCS alta para que não espalhe para animais saudáveis;

• Certificar-se de sempre manter as luvas higienizadas;

• Ao limpar e secar as pontas dos tetos, é recomendado utilizar uma toalha individual por vaca. Caso opte por toalhas de pano, é necessário lavá-las e secá-las em uma temperatura alta;

• Realizar a higienização e manutenção adequadas da máquina de ordenha.

3. Conheça o desafio que está enfrentando

Para alcançar uma CCS mais baixa, é necessário estar ciente das circunstâncias que está enfrentando. Existem diferentes tipos de bactérias que são responsáveis pela mastite subclínica e é essencial identificar o organismo específico que requer tratamento.

4. Elabore um plano de ação

Após a identificação do tipo de bactéria para tratamento, é fundamental direcionar a atenção para as vacas que contribuem com a maior proporção de células somáticas no tanque. Leve em consideração o histórico de CCS, idade, resposta a tratamentos anteriores, histórico de mastite clínica, produção de leite, fertilidade, locomoção e saúde geral do animal. Com base nessas considerações, tome uma decisão sobre a necessidade de realizar a secagem, o tratamento ou a remoção do animal do rebanho.

5. Acompanhe de perto o progresso

Para alcançar uma contagem mais baixa, é essencial ter conhecimento da média atual de CCS, a fim de monitorar o progresso. Estabelecer metas mensuráveis é importante, pois permite acompanhar o desenvolvimento e manter a motivação. Além disso, avaliar a evolução ajuda a conservar o foco para atingir o objetivo que deseja.

Já pensou em capacitar seus colaboradores?

A capacitação dos colaboradores é importante para reduzir a contagem de células somáticas no rebanho por diversos motivos. A mastite, como mencionado anteriormente, é a principal causa do aumento da CCS no leite, e sua prevenção e controle são fundamentais para garantir a qualidade do produto final.

A doença é causada principalmente por infecções bacterianas, e sua ocorrência pode resultar em prejuízos econômicos significativos para os produtores de leite. Portanto, é fundamental que os colaboradores estejam capacitados para adotar as melhores práticas de higiene e manejo, a fim de evitar a propagação e o surgimento de novas infecções.

Ao capacitar os colaboradores, é possível garantir que eles estejam cientes dos procedimentos adequados de ordenha, incluindo a higienização correta das tetas antes e depois do processo. Isso ajuda a reduzir a ocorrência de novas infecções por mastite e minimiza o risco de contaminação do leite com bactérias causadoras da doença.

Invista na prevenção da mastite e de outras doenças que afetam os rebanhos!

A prevenção de doenças do rebanho leiteiro é essencial para melhorar a saúde dos animais, minimizar prejuízos econômicos, promover o bem-estar animal, entre outros. Ao adotar medidas preventivas adequadas, os produtores de leite podem colher benefícios significativos em termos de saúde e produtividade do rebanho.

New call-to-action