5 práticas fundamentais de higiene no manejo de ordenha

5 Práticas fundamentais de higiene no manejo de ordenhaCada propriedade leiteira deve ser tratada de forma única, considerando seus diferentes desafios. Mas quando o assunto é eficiência na ordenha e prevenção contra a mastite, a importância das medidas de higiene é a mesma para todas elas. Cuidados com a higiene pessoal, dos equipamentos, dos espaços e dos animais fazem grande diferença na qualidade do leite e na lucratividade da fazenda.

Benefícios

Segundo a médica veterinária Ana Cláudia Dumont Oliveira, da empresa MilkCare, medidas higiênicas e de manejo podem:

• Reduzir a contaminação microbiana do leite
  • Aumentar a produção
  • Diminuir o tempo de ordenha
  • Diminuir a transmissão de microorganismos patogênicos

Os cuidados antes e depois da ordenha, assim como a limpeza dos equipamentos para armazenar o leite fazem parte deste processo e envolvem, por exemplo, garantir que não haja acúmulo de barro e esterco nos alojamentos, a devida lavagem das mãos dos ordenhadores, lavagem dos espaços, com boa drenagem, a limpeza dos tanques, entre outros procedimentos.

Quais são as medidas essenciais de higiene no manejo de ordenha?

Já no manejo de ordenha em si, as principais medidas de higiene indicadas pela Embrapa são:

1- Fazer o pré-dipping e secar com papel toalha, sem repetir o papel nos tetos, secando as laterais e a ponta de cada teto. A secagem evita a transferência de resíduos para o leite e o deslizamento das teteiras. Não se deve usar panos ou jornal.

2- Dispensar os três ou quatro primeiros jatos, eliminando microorganismos e identificando possível mastite clínica no “teste da caneca”, observando se há grumos no leite

3- Ordenhar até o esgotamento total do leite

4- Realizar a desinfecção dos tetos após a ordenha (pós-dipping), alcançando todo o teto, na maior quantidade que se conseguir. Essa prática reduz o número de bactérias que passa de uma vaca para outra, diminuindo as infecções intramamárias. É preciso utilizar um anti-séptico efetivo!

5- O uso da água na higiene da ordenha somente é indicado quando os tetos estão com muita matéria orgânica como lama e esterco, e se for de boa qualidade. O uso de água pode causar contaminação.

Um detalhe importante que pode colocar todos esses cuidados a perder é o fato de que os esfíncteres dos tetos ainda não estão completamente fechados logo após a ordenha e as vacas podem se deitar, prejudicando todos os cuidados anteriores com o contato com o chão, barro ou fezes, levando microorganismos para os tetos. É recomendável oferecer alimentação às vacas após a ordenha para haver tempo de acontecer o fechamento do esfíncter, o que pode demorar aproximadamente uma hora.

Quer produtos de qualidade para higiene na ordenha? Na nossa loja agropecuária AgroROGE tem! Entre em contato conosco e confira:

Whatsapp: (35) 99721-0172

Email: atendimento@agroroge.com.br