Como é a integração do Ensino Médio e Técnico na Academia do Leite?

Como é a integração do Ensino Médio e Técnico na Academia do LeiteO aluno da Academia do Leite da FUNDAÇÃO ROGE estuda nos 3 anos de formação, em período integral (manhã e tarde), das 8:00 às 17:00 horas e tem contato tanto com disciplinas do Ensino Médio (Matemática, Português, Física, Biologia, História, Geografia, Química, etc.) quanto com disciplinas do Ensino Técnico em Agropecuária, muitas voltadas para a Bovinocultura Leiteira ( Cria e Recria, Topografia, Anatomia Animal, Gestão da Produção Leiteira, Qualidade do Leite, Bem Estar Animal, Gestão Ambiental, dentre outras).

O desafio da escola para manter o aluno interessado nos aprendizados é grande, principalmente nos tempos atuais em que para ter acesso às informações não precisa estar na escola, basta um clic e tudo está à mão. Mas, aprender é muito mais do que acessar informações na internet. É construir ensinamento em um processo interativo entre pessoas, pares e professores, em que a aprendizagem se faz com ação-reflexão-interação-ação, mediadas pelo professor.

Historicamente, desde sua criação, a escola técnica da FUNDAÇÃO ROGE procura dinamizar a sua metodologia de ensino, de modo que o aluno seja ativo e protagonista em seu aprendizado.

Desafios da integração do Ensino Médio e Ensino Técnico

O maior desafio de uma escola com a característica da Academia do Leite, Ensino Técnico especializado integrado ao Ensino Médio, é avaliar continuamente as metodologias aplicadas e escolher uma diversidade de práticas pedagógicas que contemplem os diferentes modos de aprender dos seus alunos.

Além disso, é fundamental que os saberes sistematizados sejam contextualizados e consigam ter conexões com os problemas reais da fazenda, oportunizando ao aluno conhecer e propor soluções eficientes e viáveis aos problemas do cotidiano. Por exemplo, se os conhecimentos aprendidos e construídos nas aulas de Física são transpostos para a prática e o aluno consegue propor a criação de um equipamento que facilite algum processo ou resultado na fazenda, a escola está preparando este aluno para a vida. E é assim que precisa ser em todas as áreas do conhecimento: a escola desenvolvendo competências que capacitem o aluno para interagir em qualquer ambiente, propondo soluções, pensando e resolvendo problemas, tomando decisões, liderando pessoas e usando de forma eficiente, na vida real, os conhecimentos escolares construídos.

O educador e escritor Rubem Alves dizia que “o aprendido é aquilo que fica depois que o esquecimento faz o seu trabalho”. Ele sempre valorizou a capacidade de pensar do aluno como resultado esperado de uma boa educação escolar.

Como é a escola que atende às demandas do mundo atual?

Para atender as demandas da educação contemporânea a escola precisa:

• contemplar a diversidade dos perfis de aprendizagem dos alunos
  • utilizar metodologias que consigam transformar “teoria em contexto e contexto em prática”

O aluno atual precisa ser instigado e ensinado a pensar para que, quando já estiver fora da escola, esteja pronto para:

• buscar os saberes que façam sentido para ele
  • usar positivamente o conhecimento escolar para a solução de problemas reais

Isso se faz com um corpo docente que tenha uma postura de eterno aprendiz, seja criativo, esteja aberto a novos conhecimentos e enfrente os desafios cotidianos. É ele, o professor, o ponto central de formação integral desse aluno protagonista e, a escola, sabendo disso precisa investir permanentemente nos seus mestres, pois é na escola que o aluno se lapida como protagonista de sua vida.

Quer saber mais sobre como funciona a formação Técnica na Academia do Leite - FUNDAÇÃO ROGE?

CLIQUE AQUI

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.