Como acontece o estágio na Academia do Leite?

Como acontece o estágio na Academia do LeiteO estágio realizado pelos alunos da FUNDAÇÃO ROGE acontece em propriedades parceiras, isto é, com fazendas que possuem convênio de estágio com a escola. Para que a empresa seja parceira, é necessário que possua um responsável técnico (zootecnista, veterinário ou agrônomo) que acompanhe as atividades realizadas e que também apresente um perfil que contribua com a formação técnica, humana e de gestão do aluno.

O estágio acontece no mês de janeiro e no recesso do mês de julho. Desta forma, o aluno faz a sua inscrição (com antecedência) e sugere o local onde gostaria de estagiar, após esta etapa é realizada uma análise das possibilidades para afirmar ao aluno se será possível ou não realizar o estágio no local sugerido, caso não seja possível, a escola sugere outra propriedade leiteira para o estudante.

Tal análise consiste em fazer contato com o parceiro para verificar se há disponibilidade em receber o aluno, também é realizado o contato com os pais para informar sobre local, período, condições e obrigações de seu filho. Após o consentimento dos responsáveis e análise da viabilidade do estágio, é solicitada a elaboração de todas as documentações necessárias, dentre elas o termo de compromisso de estágio que é elaborado pela procuradoria jurídica da instituição.

Após todos os processos realizados, o aluno é chamado para uma reunião presencial com a orientadora educacional, que tem o objetivo de orientá-lo e esclarecer eventuais dúvidas. Nesta reunião, o aluno recebe uma pasta com todas as documentações necessárias, que após a realização do estágio, deverá ser devolvida à escola, com as documentações preenchidas e assinadas pelo parceiro. No retorno das aulas, os alunos fazem uma apresentação do estágio para os colegas. Esta atividade é desenvolvida na disciplina de estágio, com o intuito de que compartilhem diferentes experiências e o conhecimento adquirido.

Para finalizar o processo, os parceiros são contatados para dar à escola um feedback sobre o desempenho dos alunos.

Parceria entre a Fazenda Capetinga e a FUNDAÇÃO ROGE

"Ao contrário do que muitas fazendas enxergam , vendo estagiários como “mão de obra barata “, nós, da Fazenda Capetinga, temos outro ponto de vista.

Foi no curso MDA, hoje chamado de Agro+Lean, que ouvimos falar muito bem sobre o trabalho da Fundação Roge e achamos muito interessante a especialização da mesma em pecuária de leite e no Sistema Lean de gestão para seus alunos. Então fomos pessoalmente visitar a escola e ficamos bastante comovidos com a recepção da equipe da escola e dos alunos. Foi ao encontro exatamente com a Visão da fazenda, de ser também uma referência na formação de pessoas e sobretudo de jovens, os quais andam escassos no meio rural hoje em dia.

Acreditamos que não basta a fazenda ser eficiente e rentável, isso nos soa vazio de sentimento. Precisamos passar nossa experiência aos outros e assim crescermos juntos na atividade. E nada mais frutífero do que passar isso a jovens que optaram por trabalhar neste ramo.

Por tudo isso e pelo trabalho diferenciado da Fundação Roge com seus alunos é que estamos muito satisfeitos com nossa parceria e conversamos constantemente sobre novas ideias para ajudar a Fundação a continuar inovando no aprendizado de seus alunos ( especialmente na situação difícil imposta pela atual pandemia).

Estamos ainda na terceira vez que recebemos estagiários da Fundação na fazenda, mas já podemos afirmar que estes são diferenciados dos demais alunos das demais escolas, sem falar no tratamento muito próximo e responsável da escola conosco.

Outro ponto forte da parceria, é que a Fazenda Capetinga , assim como a atividade leiteira em si, vem implantando modernas tecnologias de produção e isso exige pessoas mais abertas e familiarizadas com as constantes mudanças e avanços tecnológicos. Associados à gestão Lean passada na escola, seus alunos se adaptam perfeitamente a essa nova premissa do mercado de trabalho dentro da atividade leiteira.

Torcemos para que mais pessoas reconheçam o belo trabalho da Fundação e a ajudem a cumprir sua Missão. Missão esta concebida com grande mérito por seus fundadores, pessoas empreendedoras e humanitárias, aos quais somos muito gratos e nos sentimos honrados de estarmos podendo ajudar de alguma forma.”  Marcelo Maldonado Cassoli – proprietário da Fazenda Capetinga

Entenda também como é a formação gerencial dos alunos na Academia de Leite/ FUNDAÇÃO ROGE:

CLIQUE AQUI

Denise de Paula de Oliveira

Psicóloga e Orientadora Educacional na FUNDAÇÃO ROGE. Para ela, é maravilhoso identificar talentos em um aluno, melhor ainda é levá-lo a reconhecer suas potencialidades e acreditar em si, para que possa oferecer o seu melhor a serviço de outros.