Como funciona a formação Técnica na Academia do Leite

Como funciona a formação Técnica na Academia do LeiteA FUNDAÇÃO ROGE, instituição sem fins lucrativos, nasceu em 2002 com o objetivo de ofertar cursos técnicos na área rural e poder contribuir para o desenvolvimento do agronegócio nacional. A Academia do Leite da FUNDAÇÃO ROGE teve a sua identidade sedimentada em 2017 quando a escola técnica fez a opção em dar foco ao segmento do agronegócio leiteiro.

Desde então o ensino Técnico em Agropecuária, ofertado pela escola de forma gratuita, está organizado em disciplinas técnicas que reproduzem a realidade do agronegócio leiteiro. O aluno aprende conteúdos que retratam, de forma teórica e prática, os setores produtivos de fazendas de leite.

Quais disciplinas compõem o Ensino Técnico?

As disciplinas aprendidas no Ensino Técnico estão relacionadas à:

• segurança e qualidade do leite
  • forragicultura
  • cria e recria
  • nutrição de bovinos leiteiros
  • anatomia e fisiologia animal
  • sanidade de bovinos leiteiros
  • genética e reprodução
  • conforto e bem estar animal
  • topografia
  • uso e conservação do solo
  • máquinas e equipamentos
  • informática aplicada
  • legislação
  • gestão ambiental em fazendas leiteiras
  • gestão do agronegócio leiteiro

Duração do Curso Técnico em Agropecuária

O curso tem a duração de 3 anos e, neste período, o aluno precisa cumprir a carga horária completa do Ensino Técnico, do Ensino Médio e as horas obrigatórias de atividade complementar e de estágio.

Como funcionam as atividades complementares e o estágio da Academia do Leite?

A atividade complementar acontece aos finais de semana e feriados, durante o período do ano letivo, com o objetivo do aluno se familiarizar com as práticas da bovinocultura leiteira.

O estágio acontece nos períodos de férias (janeiro) e recesso escolar (julho) e tem por objetivo propiciar a complementação do ensino em empresas e propriedades conveniadas à escola, proporcionando ao aluno experiência compatível com a sua formação técnica.

Metodologia da Academia do Leite

A metodologia de ensino da escola é bastante dinâmica, apoiada em metodologias ativas e em estratégias de aprendizagem individual e colaborativa oportunizando o protagonismo do aluno na construção do saber.

Algumas das práticas contempladas no ensino técnico integrado ao médio são:

A Academia do Leite possui parceria com diversas empresas do segmento leiteiro e também com a Clínica do Leite, liderada pelo professor Paulo Machado, com quem desenvolve, dentro do curso, a disciplina “Gestão da produção leiteira” durante os 3 anos de formação do aluno.

Na nossa escola, a formação do técnico está calcada em um tripé de formação: humana, técnica e de gestão sendo a primeira base para o desenvolvimento das outras duas.

Quem pode estudar na Academia do Leite?

Para entrar na Academia do Leite da FUNDAÇÃO ROGE o aluno precisa estar estudando ou ter concluído o 9° ano do Ensino Fundamental 2.

A escola oferece o Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico e não existe a opção de cursar, de forma separada, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico.

Quer saber como funciona o processo seletivo da Academia do Leite?

CLIQUE AQUI

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.