9 dicas de manejo para reduzir a CBT

9 Dicas de manejo para reduzir a CBT

As Instruções Normativas 76 e 77 trouxeram novas regras de produção para a qualidade do leite, com os objetivos de melhorar o fornecimento de leite de qualidade aos laticínios e beneficiar a saúde dos consumidores. Nesta mudança, os maiores desafios estão por conta dos limites de CBT (Contagem Bacteriana Total) e de CCS (Contagem de Células Somáticas).

Neste texto, iremos tratar especificamente da CBT através de alguns esclarecimentos, incluindo dicas para deixá-la dentro dos limites exigidos:

O que é a CBT - Contagem Bacteriana Total?

É a contagem bacteriana em placa, que expressa a quantidade de bactérias presentes no leite.

Qual o limite máximo de CBT?

O limite máximo de CBT aceitável no leite cru refrigerado é de 300.000 UFC/ml, na média geométrica dos últimos 3 meses.

O que acontece se o limite for ultrapassado?

Segundo as Instruções Normativas, o produtor terá um mês para se adequar. Caso não respeite esse prazo, terá a coleta de leite suspensa.

Que fatores influenciam a CBT?

As condições de higiene na ordenha e de armazenamento do leite são os principais fatores. As bactérias são encontradas em todo o ambiente da fazenda como equipamentos, terra, água, mãos do ordenhador, tanque do leite, etc.

Como reduzir a CBT?

Para esta redução é preciso impedir a contaminação do leite com processos adequados de limpeza e higiene, como as dicas abaixo, publicadas pela Rehagro:

1. Manter a sala ou local de ordenha sempre limpos;

2. Usar roupas limpas para ordenhar as vacas;

3. Utilizar água de boa qualidade (potável);

4. Lavar as luvas e mantê-las desinfetadas durante a ordenha;

5. Imergir os tetos em solução desinfetante antes e após a ordenha;

6. Secar os tetos com um papel toalha descartável por teto;

7. Lavar os equipamentos e utensílios após cada ordenha com água aquecida, usando os detergentes de acordo com o manual do fabricante dos mesmos;

8. Trocar borrachas e mangueiras do equipamento de ordenha na frequência recomendada pelo fabricante ou quando ocorrerem rachaduras;

9. Lavar os tanques de refrigeração, usando água aquecida e detergentes adequados cada vez que o leite for recolhido pelo transportador.

Mantendo os índices de CBT e CSS dentro dos limites estabelecidos, além de garantir a venda, o produtor pode receber remuneração por qualidade do leite, pois esta já é uma prática adotada por alguns laticínios e indústrias.

Quer mais dicas sobre a higiene na ordenha?