6C's - Boas práticas na criação de bezerras leiteiras

6Cs - Boas práticas na criação de bezerras leiteiras

Características desejáveis como precocidade, saúde, longevidade e produtividade são fortemente influenciadas pela forma como o produtor cria suas bezerras, mais especificamente nos seus primeiros 60 dias de vida. Portanto, a criação profissional de bezerras é uma ferramenta que auxilia o produtor a explorar o máximo do potencial genético do seu rebanho.

“Quando uma bezerra é bem tratada, ela expressa todo o seu potencial produtivo no futuro.” (Rodrigo Garcia Motta)

O médico veterinário Rodrigo Motta, apresenta os 6C’s da Criação de Bezerras, uma adaptação do trabalho da Dra Sheila McGuirk (Wisconsin), onde trata dos principais cuidados da criação de bezerras. E destaca que se seguir essas orientações, o produtor garantirá maior sobrevivência dos neonatos, a redução da morbi-mortalidade, o menor uso de antimicrobianos, aumento de ganho de peso, desmame equilibrado, e certamente maior lucro na produção de leite.

6C’s da Criação de Bezerras

1. Colostro

O fornecimento de colostro de qualidade na hora e quantidade certa interfere na imunidade, na hidratação  e na limpeza intestinal (mecônio) das bezerras. É preciso avaliar na colostragem:

• O colostro tem boa qualidade nutricional?
  • Foi dado no tempo certo?
  • A quantidade dada foi suficiente?
  • O processo foi feito sem contaminações?

Dicas para a colostragem:

• Fornecer colostro em até duas horas após o parto. Depois disso, há uma redução significativa na absorção de nutrientes
  • Deixar a bezerra mamar na vaca?: Ela pode não mamar a quantidade certa!
  • É importante ter um banco de colostro para suprir possível falta de colostro da vaca no pós-parto
  • Uso da sonda deve ser apenas em casos onde a bezerra não aceitou de outra forma. E somente feito por funcionário treinado para não machucar o animal
  • O colostro em pó facilita o manejo assim como o colostro congelado, desde que tenha qualidade

2. Cura do Umbigo

"O umbigo de um bezerro saudável não ultrapassa a espessura de um lápis!" (Rodrigo Garcia Motta)

O umbigo é ligado aos órgãos vitais. Curar ou mumificar o mais rápido possível é fundamental! O corte do umbigo é recomendado apenas quando o cordão estiver muito comprido. Curar o umbigo diariamente até a secagem com solução de iodo de 7 a 10 porcento e/ou soluções comerciais de iodoformio + ácido picrico. A cura de umbigo mal realizada pode causar enfermidades futuras, como artrites e septicemias.

3. Conforto

Onde as bezerras ficam deve ser um ambiente extremamente limpo e seco. É preciso ficar sempre atento às instalações, se estão molhadas ou sujas.

• Alojamento coletivo tem maiores chances de contaminação
  • É muito importante manter a temperatura em torno de 18°C e evitar mudanças climáticas bruscas
  • É preciso evitar o contato das bezerras com animais de outras espécies, pois esses podem transmitir muitas doenças para elas
  • É fundamental garantir boa ventilação
  • O acesso à sombra e água de qualidade deve ser prioridade
  • Deve-se evitar misturar animais com idades muito diferentes

4. Cuidados com a limpeza

• Desinfetar utensílios e instalações reduz os casos de diarreia
  • As bezerras precisam nascer em local limpo, seco e arejado
  • Bezerreiro e umidade não combinam!
  • Alguns produtos de limpeza podem intoxicar ou causar problemas respiratórios

5. Consistência

"A consistência no manejo é importantíssima para as bezerras. Não se deve mudar dieta, temperatura ou horários de forma muito brusca. Isso evita o estresse. Mudança brusca acorda o infeliz do Clostridium, causador de doenças!" (Rodrigo Garcia Motta)

6. Concentrado de qualidade

Deve ser palatável (com sabor agradável), de textura mais grosseira e ser fornecido com alimento de qualidade (milho, farelo de soja, farelo de algodão, leite em pó, etc). Também deve apresentar:

• concentração de proteína entre 18 a 22%, sem ureia
  • energia de 80% NDT
  • FDA entre 6% e 20%
  • FDN entre 15% e 25%
  • Valores de vitaminas e minerais recomendados no NRC2001

Quer mais dicas sobre o fornecimento de colostro de qualidade?