Blog

Vou me formar no curso técnico! E agora?




Vou me formar no curso técnico! E agora?

O encerramento de um ciclo, em qualquer etapa da vida, sempre representa um momento de muita ansiedade na vida de qualquer pessoa: o fim da educação infantil, a passagem para o ensino médio, a escolha pela Universidade ou a opção pelo mundo do trabalho quando se trata da conclusão de um curso técnico.

O técnico formando, principalmente aquele com pouca idade se depara com uma difícil escolha: permanecer no sistema educativo prolongando seu “status” de estudante dependente dos pais durante a faculdade ou então escolher o sistema produtivo, focando no trabalho e conquistando a emancipação, tão novo assumindo a responsabilidade da vida adulta.

A formatura no ensino técnico representa um rito de passagem para a vida adulta, condição que traz ansiedade ao formando e à sua família. Sendo assim, a opção de permanecer como estudante, por ser a mais confortável geralmente é a escolhida, mas nem sempre é a que traz felicidade e realização ao jovem. 

 

Como enfrentar os medos e as dificuldades?

 

O contexto ambíguo de decisão ao final de um curso técnico somado ao “medo do mercado de trabalho” suscita nos adolescentes e em seus pais insegurança e ansiedade, ainda mais em uma cultura em que o diploma da Universidade é considerado mais importante que o trabalho como técnico.

Diante desse cenário algumas dicas são importantes para subsidiar a escolha pela carreira técnica, pois elas irão repercutir na vida do jovem:

1. Preparação para o ingresso profissional elaborando currículo, linkedin e acionando a rede de contatos profissionais que possam render entrevistas de trabalho. 

2. Preparação para as entrevistas, refletindo e tendo clareza das habilidades e competências, qualificação profissional adquirida no curso e nos estágios, combinando-as com as áreas e ocupações de seu interesse.

3. Ponderação sobre as condições materiais, sociais, familiares, estilo de vida, perspectivas de carreira que serão atrativas. 

4. Mentalização de como será a vida no trabalho, considerando que mesmo trabalhando no que gosta todo profissional passa por um período de adaptação.

5. Projeção mental das etapas de crescimento e progressão no trabalho de acordo com objetivos pessoais e profissionais.

6. Planejamento para atualização profissional e para busca de capacitação técnica e de gestão que ajustem aos objetivos de vida.

Estas estratégias de enfrentamento do medo do mercado de trabalho ajudarão o jovem a fortalecer sua segurança e superar gradualmente os desafios profissionais cotidianos.

Cada profissão e ocupação traz em si múltiplos significados, é fundamental à todo profissional construir uma carreira de forma a fazer sentido para a própria vida e de modo que possa transformar positivamente o seu entorno.

 

Quer saber porque o Linkedin pode ser uma excelente opção para conquistar uma vaga diferenciada no mercado?

CLIQUE AQUI

 

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.