Blog

5 perguntas que irão te ajudar como escolher uma profissão




5 perguntas que irão te ajudar a escolher uma profissão

Decidir a profissão a seguir não é tão simples assim, nem se trata de uma fórmula exata. Por exemplo, ir bem em Matemática não é o mesmo que ser um engenheiro feliz. O processo ideal para a escolha da profissão precisa ser feito com base em pilares fundamentais, sendo o autoconhecimento o mais importante deles.

Aos pais cabe, através do diálogo com o filho, clarear as ideias dele e apoiá-lo no seu autoconhecimento, ajudando-o na construção do seu projeto de vida. E para isso, é importante que o adolescente encontre respostas lúcidas sobre algumas das seguintes perguntas: 

 

1. Quais são os seus interesses?

 

O que desperta mais a sua atenção na escola? O que te atrai mais quando vai fazer trabalhos? Gosta mais de Português, Matemática, Inglês? E fora da escola, o que te chama a atenção? Trabalhos administrativos, tecnologia, áreas operacionais, artísticas, da saúde, da educação?

 

2. Quais são suas habilidades?

 

Que habilidades ou facilidades você tem para realizar determinadas tarefas sem grande esforço? Se relaciona bem com as pessoas? Trabalha bem com números? Escreve e se comunica com facilidade? Tem habilidades motoras? Realiza bem tarefas manuais? Atividades físicas? Tem facilidade com tarefas que  envolvam tecnologia? Realiza melhor trabalhos individualizados ou em grupos?

 

3. Quer trabalhar no campo ou na cidade? 

 

O estilo de vida rural ou urbano, a vida em uma grande metrópole ou em uma cidade do interior  são muito diferentes e impactam diretamente na felicidade das pessoas. Sendo assim, é fundamental que na escolha da  profissão exista esta reflexão. É importante “visualizar” em que lugar se quer viver e trabalhar e se a profissão escolhida lhe possibilitará isso.

 

4. Quer se relacionar mais diretamente com pessoas na sua profissão? Ou quer uma ocupação sem muita interação pessoal? 

 

Muitas profissões são essencialmente interativas, outras não. 

 

5. A profissão que pensou em escolher tem tudo a ver com suas respostas anteriores?

 

É importante pensar que uma profissão possibilita uma série de ocupações: nem sempre um técnico em agropecuária precisa ter contato direto com animais ou com a terra, mas é importante saber quais os tipos de ocupação uma pessoa com formação em agropecuária pode ter. E isso vale para todas as profissões.

E tantas outras perguntas...  

Além do autoconhecimento a coleta de informações qualitativas sobre o curso e a profissão somada ao conhecimento das possibilidades de carreira e o mercado de trabalho são também igualmente importantes. A busca de informações qualitativas implica em levantamento de informações sobre matriz curricular dos cursos, diferentes tipos de ocupações profissionais, áreas de atuação, possibilidades de carreira dentre outras informações. Neste aspecto, os pais podem se fazer presentes com o filho em visitas a escolas, entrevistas com profissionais amigos, pesquisas na internet e leitura de revistas especializadas. 

Desta forma, combinando as informações “de fora” (curso X profissão X carreira) com as informações “de dentro” (pessoais), a possibilidade de acerto na escolha da profissão se torna mais legítima.

 

Você se fez essas perguntas e acredita que o agronegócio leiteiro será a sua área profissional? Então, que tal entender mais sobre as oportunidades de emprego nesta área?

SAIBA MAIS

 

 

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.