5 características fundamentais para ser um bom técnico em agropecuária

Com as demandas do mundo contemporâneo, as habilidades técnicas inerentes à profissão de técnico têm se mostrado insuficientes, requerendo competências múltiplas para uma atuação profissional bem sucedida.

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o técnico em agropecuária é o profissional que:

• presta assistência e consultorias técnicas, orientando diretamente produtores sobre produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade;
  • executa projetos agropecuários em suas diversas etapas;
  • planeja atividades agropecuárias, verificando viabilidade econômica, condições climáticas e infraestrutura;
  • promove organização, extensão e capacitação rural;
  • fiscaliza produção agropecuária;
  • desenvolve tecnologias adaptadas à produção agropecuária;
  • pode disseminar produção orgânica.

Atualmente o técnico em agropecuária de sucesso é o que demonstra habilidades de gestão, conjugando recursos disponíveis de forma inteligente para alcançar os resultados que deseja, e precisa também de liderança positiva inspirando as pessoas a se engajarem para o alcance dos resultados almejados.

Quais são as características de um bom Técnico em Agropecuária?

Considerando que a atuação do Técnico em Agropecuária impacta, de forma direta ou indireta, na produção de algum alimento de origem animal ou vegetal e sabendo que o consumidor de hoje está cada vez mais exigente quando vai escolher os produtos que compõem a alimentação da família, destacamos as 5 características fundamentais que um bom Técnico em Agropecuária precisa ter:

1. Inovação / tecnologia

Nos últimos anos as demandas no campo sofreram uma transformação radical, exigindo dos profissionais agilidade e inovação para otimizar as atividades na fazenda e melhorar o negócio rural tornando-o lucrativo e sustentável. Além disso, é crescente a exigência do consumidor em relação a um alimento seguro e de qualidade.  Sendo assim, o técnico precisa estar atento às inovações e tecnologias que venham a facilitar o seu trabalho e viabilizar uma produção de qualidade, com redução de custos e otimização de recursos, cuidando da satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço ofertado.

2. Consciência Ambiental

A atuação do técnico precisa ser no sentido de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos recursos naturais, fazendo a gestão sustentável da água e o manejo do solo evitando degradação e pensando sempre nas gerações futuras.

3. Relacionamento interpessoal

O relacionamento das pessoas no ambiente profissional gera impactos importantes na rotina operacional de qualquer negócio, na produtividade da equipe e, portanto na sua rentabilidade também. As pessoas precisam trabalhar felizes e tendo clareza dos propósitos profissionais.  O técnico com postura madura, colaborativa e que demonstra engajamento modifica seu entorno e gera valor ao time com o qual se relaciona.

4. Energia para o trabalho

A atividade no campo é exaustiva, requer energia do profissional que precisa levantar cedo e ter uma rotina mais saudável e disciplinada. Além da disposição em ser “mão na massa” os trabalhos de organização e planejamento das tarefas diárias também precisam fazer parte da rotina do técnico que atua no meio rural.

5. Melhoria Contínua

“Ser melhor todos os dias” em todas as esferas: pessoal, familiar e social e também no trabalho, aprendendo sempre e estando aberto a novos conhecimentos.

A FUNDAÇÃO ROGE oferece de forma gratuita o Curso Técnico em Agropecuária com foco em bovinocultura leiteira, integrado com o Ensino Médio:

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.