
A fazenda que muita gente estava acostumada a conhecer, com ambiente bucólico, chapéu de palha e controles manuais está sendo rapidamente substituída por processos extremamente tecnológicos dentro da agropecuária moderna.
A tecnologia chegou no campo para ficar e garantir maior qualidade e produtividade. Nas fazendas leiteiras, um exemplo é o uso cada vez maior de equipamentos e sistemas tecnológicos como sensores de estoque em silos, drones na agricultura, tratadores automáticos, etiquetas de identificação dos animais, GPS, aplicativos, sistemas de gestão de fazendas, planilhas eletrônicas e até recursos baseados em inteligência artificial.
Essas tecnologias fazem parte do conceito de pecuária de precisão, no qual cada decisão é baseada em dados, aumentando a eficiência da produção leiteira tanto na sala de ordenha quanto no campo.
Todos esses recursos vêm transformando a atividade rural. E no caso dos setores agrícolas, a produção de alimentos nas fazendas de leite mudou muito em decorrência do uso dessas tecnologias e tem ampliado a capacidade produtiva das propriedades, alinhando-se às práticas modernas da agricultura sustentável.
Inclusive, iniciativas internacionais como Programs Overview USDA, Crops Overview USDA, Coalitions Overview USDA e projetos de Transition Assistance Organic Research reforçam a importância do uso da tecnologia e da inovação para a sustentabilidade do setor agrícola e pecuário.
São exemplos de tecnologias cada vez mais utilizadas na área agrícola das propriedades leiteiras:
Eles estão presentes em tratores para alinhar melhor o plantio de sementes, no controle de estoque dos silos e no armazenamento de sementes. Também auxiliam na definição de estratégias como a irrigação de pastagem, permitindo que o produtor use água de forma mais eficiente.
Os drones na agricultura auxiliam muito na fiscalização das terras, permitindo o controle mais rápido e a localização de pragas. As imagens também são utilizadas para o cálculo da administração de fertilizantes, avaliação do solo e planejamento da produção de alimentos para o rebanho.
A evolução desses veículos não para. Uma geração de máquinas autoguiadas, integradas a sistemas de inteligência artificial e GPS, vem crescendo rapidamente, maximizando a produção, garantindo uniformidade, reduzindo custos e erros.
O ajuste fino no plantio resulta em melhor colheita e maior disponibilidade de volumoso para a produção leiteira. Essa tecnologia impacta diretamente a alimentação das vacas, influenciando também sistemas modernos como a ordenha robotizada e até os robôs que tiram leite, que dependem de uma produção agrícola bem planejada para garantir dietas balanceadas.
A conectividade está no campo! A comunicação, o registro e o compartilhamento de informações através de dispositivos móveis permitem uma melhor gestão de fazendas, controle da sala de ordenha, análise de desempenho dos animais e integração com sistemas automatizados como o alimentador automático e os robôs de ordenha.
Aplicativos e plataformas digitais substituem antigos controles manuais e tornam o produtor mais eficiente, aumentando a competitividade da agropecuária brasileira.
O uso de tecnologias cada vez mais avançadas tem o objetivo de aproveitar melhor os recursos da fazenda, gerando mais produtividade e rentabilidade. Por isso, investir em inovação na agricultura e na produção leiteira deixou de ser opção e passou a ser uma estratégia essencial para quem quer crescer no campo.
Quer conhecer alguns aplicativos que auxiliam produtores de leite?
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466
