3 cuidados para evitar a diarreia em bezerras

Diarreia de bezerrasTexto baseado no curso “Cuidados com a diarreia neonatal”, do Clube Leiteiro, com o instrutor André Pacheco

A diarreia neonatal é uma constante preocupação para os criadores de rebanho leiteiro. É também um grande desafio, já que causa prejuízos significativos para o negócio, como os gastos com medicação, horas de serviço, comprometimento da produtividade futura do animal e até mesmo o óbito.

E é no período neonatal (do 1° ao 28° dia após o nascimento) que, por conta da baixa imunidade, os animais estão realmente mais sensíveis, sendo mais comuns os casos de diarreia, assim como de doença respiratória bovina. Neste período crítico, é fundamental trabalhar de forma preventiva para que as bezerras não tenham diarreia, pois uma vez contaminadas, sofrerão impactos na absorção de nutrientes, o que poderá refletir em uma vida produtiva inadequada no futuro.

A diarreia é um sinal clínico de que a bezerra está com um problema que deve ser diagnosticado o mais rápido possível. Os fatores mais comuns de causas da diarreia nesse período são problemas nutricionais, doenças, entre outros.

Segundo André Pacheco, médico veterinário, “A diarreia caracteriza-se pelo aumento do volume, da fluidez e da frequência das fezes”.

André destaca ainda que, para evitar a diarreia, é fundamental manter a resistência dos animais superior ao desafio gerado por fatores como agentes e hospedeiros. Para isso, é preciso cuidar sempre:

1- Atenção ao meio ambiente: Clima, umidade, chuva, calor, densidade populacional e instalações.

As bezerras precisam de ambiente seco, confortável, limpo e protegido do vento. Também é importante não deixar muitos animais juntos e sempre separar os indivíduos doentes.

2- Cuidados com a mãe: É importante preparar a mãe para todos os desafios que a bezerras terá nos primeiros dias de vida. Portanto, os cuidados com a saúde das bezerras começa nos cuidados antes do parto, através de vacinação e boa alimentação das vacas.

3- Imunidade das bezerras: Idade, estado nutricional e condições imunológicas.

A resistência das bezerras aos agentes causadores de diarreia está diretamente relacionada à sua imunidade. Após o nascimento, a vacinação e a colostragem adequada são as ações mais importantes.

Neste processo, o colostro fornecido nas primeiras horas de vida tem impacto direto na resistência das bezerras aos quadros de diarreia.

É importante entender que, na propriedade que produz leite, o olhar deve estar voltado para a busca do equilíbrio entre os 3 fatores citados acima. Por exemplo, uma bezerra saudável ainda correrá riscos se for colocada em um ambiente desfavorável, em contato com outros animais que possuem alta carga viral.

Da mesma forma, animais que já nascem com alguma doença imunossupressora, ou que são expostos a uma temperatura muito baixa ou ainda a um estresse muito grande, acabam sofrendo queda na resistência. Mesmo em um ambiente favorável e livre de riscos, esses animais estarão mais predispostos à diarreia neonatal.

A criação de bezerras leiteiras é sempre desafiadora, exige cuidados bem abrangentes. Mas também pode ser uma tarefa mais eficiente quando o básico é bem feito. Quer aprender muito mais sobre a criação profissional de bezerras?

New call-to-action