Preparando o futuro: uma geração de profissionais orientada para o sucesso

Texto do Coordenador da Clínica do Leite e professor titular em Bovinocultura de Leite da Esalq/USP Paulo Machado, publicado na Revista Milkpoint.

Como fazer a ensilagem de grãos úmidos de milho

Foto: WA Rural

A atividade leiteira exige animais com alto potencial genético, saudáveis, sem estresse e alimentados corretamente. Processos que só resultam em produtividade quando os manejos são realizados de maneira adequada. E isso inclui métodos eficientes de produção de alimentos para o rebanho.

O uso de inoculantes no melhoramento da silagem

A alimentação dos animais reflete muito nos resultados de uma fazenda de leite, pois interfere diretamente na produção de leite. Por isso, a nutrição chega a representar mais da metade dos gastos de um rebanho leiteiro. A vaca vai produzir conforme o alimento que ela está ingerindo, por isso é preciso ter uma dieta bem formulada e com ingredientes de boa qualidade para que o animal possa expressar todo o seu potencial genético na produção de leite.

CETOSE: doença comum e silenciosa nos rebanhos leiteiros

A cetose é uma doença metabólica que afeta animais de alta produção, especialmente as vacas leiteiras. Conhecida como acetonemia, é causada devido uma alteração do déficit de energia do animal, pois a quantidade energética que o animal consome não atende à sua demanda.

Silagem de sorgo: maior produtividade com menor custo

A silagem de sorgo é uma opção para a alimentação de bovinos leiteiros que vem crescendo muito no Brasil. Após o milho, é a cultura anual mais importante para a produção silagem a ser oferecida como alimento volumoso para vacas leiteiras, durante o período seco do ano.

Mantenha a brucelose longe do seu rebanho!

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella. A bactéria se localiza no útero, na placenta ou no úbere das fêmeas doentes e nos testículos de bovinos infectados. Animais com sexualidade madura e vacas prenhas  têm tendência maior à brucelose. Assim, a principal característica da doença é causar problemas reprodutivos.

Como está a água que o seu gado de leite bebe?

É comum o produtor se preocupar com a alimentação das vacas leiteiras, já que o aumento da produção e da qualidade do leite  depende diretamente da quantidade de nutrientes absorvidos. Devido aos cuidados com o balanceamento das dietas, a água para o consumo dos animais, principal fonte de nutriente, muitas vezes não é olhada com o devido cuidado.

Síndrome da vaca caída: como evitar os prejuízos

A “Síndrome da vaca caída” é o nome popular dado à “Hipocalcemia”, uma doença que causa grandes prejuízos econômicos para a pecuária leiteira.

Essa doença impede a vaca de se levantar após o nascimento do bezerro, o que ocorre especialmente quando o animal esgota seu estoque de cálcio disponível, devido a baixas concentrações sanguíneas de minerais que são necessários para as funções nervosas e musculares. A falta de cálcio no sangue desde 48 horas antes do parto até 72 horas depois de parir deixa a fêmea fisicamente esgotada e com dificuldade de se levantar.

4 Cuidados Fundamentais na Criação de Bezerras

O objetivo do produtor leiteiro na criação de bezerra é transformar o animal sensível e não produtivo em uma vaca na fase adulta com alta capacidade de produção. Ele deve assumir o compromisso de reduzir a incidência de doenças e a mortalidade nos primeiros três meses de vida.

A redução da incidência de doenças  é um dos maiores desafios. Se saudáveis, os animais se desenvolvem mais rápido, sem prejuízos no crescimento e na capacidade de reprodução. E os cuidados para isso devem começar já no parto.

Dia de Campo Leite da Mantiqueira - Virgínia-MG

O objetivo do Dia de Campo Leite da Mantiqueira na Fazenda Sertãozinho em Virgínia/MG dia 03/03/2017 foi promover o diálogo a partir de novas informações e tecnologias para a região da Serra da Mantiqueira, visando beneficiar o produtor de leite através da melhoria da eficiência produtiva.

Os alunos da Academia do Leite participaram desse encontro para vivenciar a realidade do setor,  contribuindo para a construção do conhecimento técnico por meio de experiências perante o mercado agropecuário.