Como fazer a ensilagem de grãos úmidos de milho

graoss.jpg

Foto: WA Rural

A atividade leiteira exige animais com alto potencial genético, saudáveis, sem estresse e alimentados corretamente. Processos que só resultam em produtividade quando os manejos são realizados de maneira adequada. E isso inclui métodos eficientes de produção de alimentos para o rebanho.

A alimentação está relacionada fortemente com a produção de leite, pois o animal que é bem alimentado produz mais e gera ganhos financeiros ao produtor. Por isso é importante o fornecimento de alimentos de qualidade, principalmente em rebanhos de alta produção.

Produtores vêm utilizando com frequência a silagem de grãos úmidos de milho na alimentação de seus animais devido a facilidade de digestibilidade do amido de milho, ao alto valor nutricional e por ser fonte de energia. Possibilita também o estoque de forma prática e econômica. Segundo Nummer Filho(2001) esse tipo de silagem pode representar uma redução de custos na alimentação bovina leiteira de até 20%.

A silagem de grãos úmidos é uma ótima opção para armazenar grãos de milho por longos períodos, com baixo custo e, principalmente, mantendo o valor nutricional. Porém para ter uma silagem de qualidade, a escolha de híbridos saudáveis e com alto valor nutricional é essencial.

Os cuidados nas etapas do processo de ensilagem são fundamentais para a produção de uma silagem de grãos úmidos de qualidade:

Ponto de Colheita

O ponto de colheita é definido de acordo com a umidade dos grãos que deve ser em torno de 30 a 40%. O ponto de colheita pode ser identificado pela camada preta na base dos grãos ou através de estufas ou equipamentos para determinação da umidade, a colheita normalmente é realizada com colheitadeira convencional.

Compactação

Após a colheita, os grãos devem ser quebrados ou laminados para favorecer a compactação. A moagem utiliza diversos tipos de moinhos ou até as colhedoras de forragens adaptadas para quebrar os grãos, normalmente suficiente para utilização dos grãos na dieta de vacas leiteiras. Já o processo de laminar ou amassar consiste em amassá-los entre cilindros com distância pré-determinada, de forma que seja rompida a estrutura dos grãos. A compactação pode ser feita com tratores e tem fundamental importância no resultado final da silagem. Uma boa silagem de grão úmido deve ter, no mínimo, 900 kg de silagem por metro cúbico, sendo que o ideal é ter entre 1.100 e 1.200 kg por metro cúbico.

Armazenamento e Fechamento do silo

O tamanho do silo dependerá da quantidade de alimento que o produtor deve fornecer aos animais diariamente. Quando o silo é fechado corretamente o armazenamento da silagem pode durar por anos, porém geralmente o período máximo utilizado pelo produtor leiteiro é de 2 anos.

Normalmente o fechamento do silo é feito com lona preta, porém recomenda-se a utilização de lonas mais grossas, o valor do material é mais caro, mas o investimento vale a pena, já que o tempo de uso é maior. É extremamente importante retirar todo oxigênio que está sob a lona para evitar perdas.

Utilização

Após a abertura do silo, deve-se retirar uma camada mínima de 10 cm e fornecer diariamente aos animais. É importante evitar armazenar os grãos úmidos, após a retirada do silo.

Referência: NUMMER FILHO, I. Silagem de grão úmido. Pork World. Ano 1, 2. Set/out, 2001, p.38-42.

Quer mais dicas de como melhorar a silagem?

Clique Aqui e Saiba Mais