O papel do professor

Todo aluno ao longo da vida escolar teve pelo menos um professor que marcou sua vida. Uma crença positiva em si mesmo construída a partir de um bom comentário da Tia do ensino infantil, doces lembranças ou cicatrizes penosas habitam a memória emocional de muitos adultos.

Frases como: “não sabe escrever”, “é bom na matemática”, “tem dom artístico”, “não sabe falar em público”, “é educado com os amigos”, “é muito tímido”, etc...  são exemplos de alguns comentários aparentemente inofensivos que ecoam por longa data e que, muitas vezes, bloqueiam ou estimulam aquele cidadão pela vida afora.

Mas por que será que isso acontece?

Isso acontece por algumas razões:

1. Pelo quê a figura do Professor representa na vida de cada um: nossos mestres são como se fossem nossos “pais postiços”, com quem construímos relações carregadas afetivamente e, portanto, cujas palavras calam em nosso íntimo e funcionam quase que como uma determinação do que seremos.

2. As retroalimentações que uma criança ou jovem recebe do seu professor ocupam um lugar significativo na sua vida, servindo para ele como referência e refletindo profundamente na sua autoconfiança e no seu posicionamento diante da vida. E a formação de uma autoimagem positiva é fundamental para a constituição de uma identidade pessoal e profissional fortalecida.

3. Um dos processos mais significativos pelos quais passa a aprendizagem é o emocional: esse processo faz parte da sala de aula tanto para professores quanto para alunos e, embora muitas vezes ele seja subestimado, podemos dizer seguramente que ele é o carro-chefe no processo de construção do conhecimento. Aprender um conteúdo e ter curiosidade para explorar uma informação, precisa do “querer” do aluno e para isso acontecer ele precisa ser acolhido e aceito em suas eficiências cognitivas.

Portanto o professor é o centro de tudo na construção da aprendizagem do aluno, aquele substituto afetivo dos pais e a quem o aluno quer imitar em suas atitudes e modo de ser.

A Escola que se destaca em qualidade é aquela que valoriza e reconhece o nobre trabalho do professor, pois é ele o mestre de todas as profissões.

Quer saber como pais e professores podem influenciar na formação da autoestima dos jovens?

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.