Como controlar e tratar o deslocamento do abomaso

O abomaso é a quarta câmara do estômago dos ruminantes, onde ocorre a digestão. O deslocamento desta víscera para a esquerda ou direita é uma doença metabólica que se tornou muito comum em rebanhos leiteiros de alta produção em todo o mundo.

A víscera muda sua posição normal para a posição entre o rúmen e a parede abdominal, e isso acontece principalmente em animais com 21 dias pós-parto. É difícil diagnosticar, pois as características são semelhantes a outras doenças como a acidose ruminal subclínica e outras doenças inflamatórias.

Sintomas

Segundo a matéria do médico veterinário da Equipe Leite do Rehagro Nathan Fontoura, publicado no site e na revista Balde Branco na edição 637, de novembro de 2017, são sintomas de deslocamento do abomaso:

• Diminuição progressiva da produção de leite;
  • Redução de apetite;
  • Queda de consumo;
  • Desidratação;
  • Auscultação de um som característico de deslocamento (cerca de 90% ou mais dos casos acontecem do lado esquerdo);
  • Deve suspeitar da doença sempre que o animal não reaja ao tratamento de cetose.

Principais causas

A médica veterinária Renata de Oliveira Souza Dias, em publicação na Milkpoint, aponta que existem várias teorias que justificam o deslocamento do abomaso, sendo as mais citadas:

• queda na ingestão de matéria seca (causada, por exemplo, pela metrite, mastite, etc.)
  • acetonemia;
  • consumo de dietas com grande quantidade de grãos e baixa quantidade de fibra efetiva;
  • mudanças drásticas na dieta;
  • partos gemelares;
  •  hipocalcemia.

Nathan Fontoura explica também que existem pontos importantes no período de transição das vacas para o controle e tratamento desta doença:

Controle

• Boa dieta no período de transição: “[...] o segredo da prevenção está no período de transição [...] as vacas devem ingerir entre 2 e 3 kg de concentrado nos 21 dias anteriores ao parto. Dessa forma, se consegue prevenir a acidose subclínica [...] e possível também prevenir a hipocalcemia.”
  • Evitar animais em balanço energético negativo;
  • Garantir aos animais uma fonte de fibra efetiva;
  •  Controle de manejo do lote pós-parto;
  • Separação dos lotes de primíparas e multíparas;
  • Horários de fornecimento de alimentação para o rebanho;
  • Fornecimento de uma solução de 30 litros de água com minerais perdidos (passados por sonda na boca da vaca);
  • Fornecimento do drench pós-parto.

Tratamento

No tratamento é preciso estar atento a:

• Rolamento da vaca, impacto na produção de leite por ter recuperação mais lenta;
  • Cirurgia;
  • Consciência de que nenhuma das técnicas permitem identificação correta do local a ser fixados;
  • Segurança do cirurgião;
  • Nutrientes e hidratação.

Observa-se que o deslocamento de abomaso é uma doença que pode ser prevenida facilmente com um bom manejo com a dieta no pré-parto e no pós-parto com o rebanho.

Outro fator importante é ficar atento com o histórico do animal, investigando patologias não tratadas que podem ter causado a doença.

Uma das causas de deslocamento do abomaso é a Hipocalcemia, doença conhecida como Síndrome da Vaca Caída. Quer saber mais?