5 Vantagens da Inseminação Artificial em Tempo Fixo no gado leiteiro

Inseminação Artificial por Tempo Fixo.jpg

1. Maior produtividade vaca/ano;

2. Elimina a necessidade de observação do cio;

3. Possibilita utilizar o cruzamento industrial em larga escala sem problemas com touros;

4. Reduz intervalos entre partos;

5. Possibilita o uso de Inseminação Artificial sem perder eficiência reprodutiva.

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma biotecnologia que permite ao produtor de leite inseminar grande número de vacas em dia e hora pré-determinada, sem a necessidade de observação de cios. Permite obter melhores taxas de prenhes, pois otimiza a utilização de sêmen por meio do controle do ciclo estral das fêmeas bovinas.

A Inseminação Artificial convencional vem sendo usada no Brasil há muitos anos, porém com ineficiência na detecção de cios, baixas taxas de prenhes e de concepção, limitando assim o crescimento da adoção dessa técnica. Daí, o pequeno percentual de fêmeas aptas para a reprodução em relação a todo o efetivo do rebanho leiteiro brasileiro. A maior dificuldade que se encontra na prática da mesma é a detecção de cio. Somado a esse fator, mais de 50% dos animais desse grupo genético iniciam a manifestação de cio no período noturno, sendo cerca de 30% iniciam e encerram o estro durante a noite, dificultando o manejo e a eficácia da detecção de cio.

A IATF tem por objetivo principal permitir que os animais sejam inseminados sem observação de cio, em tempo pré-determinado. É a substituição artificial exógena de hormônios para o controle da fisiologia ovariana com o intuito de se programar os nascimentos, formando lotes homogêneos racionalizando o manejo, sendo possível planejar estratégias de mercado e aumentar os índices reprodutivos otimizando a produtividade do rebanho bovino. Atualmente, as empresas do ramo da biotecnologia vêm desenvolvendo e aperfeiçoando outra biotecnologia reprodutiva muita utilizada na criação de bovinos, a Transferência de embrião. Esta ferramenta está passando por melhorias, para ser oferecida ao produtor rural como Transferência de Embrião em Tempo Fixo.

Colaboração:
Prof. Michel Ruan dos Santos Nogueira
Médico Veterinário CRMV-MG 13405
Doutorando em Ciências Veterinárias - UFRuralRJ

Consulte nossa equipe da AgroROGE – Distribuidora de Medicamentos Agropecuários – para maiores informações sobre IATF.