Blog

4 vantagens das vacas holandesas para fazendas leiteiras




[Th]-[FR]-Blogpost-CL-13-06

Trabalhar com produção de leite exige que alguns desafios sejam quebrados. O principal deles é encontrar a melhor raça de vacas para atender os objetivos da fazenda. É preciso buscar animais que se adaptem ao clima, ofereçam comportamentos dóceis e façam com que a produção de leite diária seja alta, pois isso é essencial para a lucratividade do negócio.

A raça de vacas holandesas, é hoje uma das mais recomendadas e utilizadas no Brasil para a produção de leite. Outros países também optam por estes animais, que apresentam diversas vantagens para as fazendas. 

 


Conhecendo a raça de vacas holandesas

 

A história das vacas holandesas no Brasil é antiga, e estima-se que elas desembarcaram por aqui junto aos portugueses nos anos de 1530 a 1535. Porém, seu processo de domesticação é estimado em mais de 2 mil anos atrás, na Holanda do Norte e na Frísia Oriental. O gado holandês também possui diversas características próprias, como a sua pelagem, que pode ser preta ou branca, ou vermelha e branca.

Outro fator que faz das vacas holandesas diferentes é o seu peso, que é considerado alto e, enquanto as vacas adultas pesam em média 680 kg, os touros têm uma média de peso de 950 kg. A grande particularidade para esta raça está no fator produtivo, já que elas podem produzir mais de 50 litros de leite por dia, e quando possuem melhoramento genético, podem alcançar índices ainda mais altos.

No entanto, assim como há muitas vantagens, existem também alguns problemas para essa raça de vacas no Brasil. O clima tropical brasileiro é um dos fatores que podem colocar a criação em risco, já que a adaptação para climas mais quentes é uma dificuldade. Com tudo, o sul brasileiro pode ser um ótimo ponto para investimento, já que as criações de maior sucesso das vacas holandesas estão por lá.

 

 

4 vantagens das vacas holandesas para fazendas leiteiras

 

Quem investe em produção de leite precisa de lucratividade nos detalhes, por isso, as vacas holandesas são uma excelente opção, já que contam com diversas vantagens em relação a outras raças de gado. Algumas delas são:

    • Alta produção de leite: a criação de gado holandês é a mais indicada para produção de leite, já que ela é a que mais produz, sendo mais de 50 litros por dia, isso sem melhorias genéticas.


    • Qualidade do leite: o leite das vacas holandesas conta com excelente qualidade e possui bom volume de gordura e proteína, o que resulta em melhoria no rendimento e aumenta o valor pago no litro do leite.


    • Docilidade: além de ser um gado dócil no manejo da ordenha, também dificilmente se envolverá em brigas com outros animais, o que diminui ameaças de lesões.


    • Boa persistência de lactação: o período de lactação das vacas holandesas é mais extenso do que o de outras raças e isso faz com que elas produzam muito mais.

 

 

Como cuidar de vacas holandesas

 

Assim como em qualquer outro tipo de criação de animais, há pontos que precisam de atenção para que as vacas, além de serem bem cuidadas, possam oferecer o máximo de qualidade em sua produção. Conheça alguns deles:

    • Alimentação: é necessário o fornecimento de suplementação de carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas para que elas sempre entreguem o seu máximo de produção.

    • Manejo de ordenha: a ordenha deve sempre priorizar o bem-estar do animal. Assim, além de menor estresse no manejo, diminui os riscos de lesões.

    • Manejo sanitário: fornecer alimentação de qualidade e água saudável, é essencial para evitar doenças e fazer com que o ambiente das vacas seja sempre limpo e bem cuidado.

    • Reprodução: a reprodução das vacas holandesas deve ser sempre acompanhada de especialistas, que podem cuidar para que o processo seja o mais saudável possível para o animal.

    • Bem-estar: o bem-estar da criação de gado deve ser sempre prioridade, já que, quanto mais estresse passarem, menor será a quantidade de leite produzido diariamente.

 


Se prepare para adquirir vacas holandesas!

 

Antes de bater o martelo e investir na criação de vacas holandesas, é interessante se atentar a alguns fatores que definirão o nível de investimento e também mostrarão o valor final que deverá ser aplicado. Dessa forma, analise todos os custos envolvidos, como alimentação do gado, cuidados veterinários, infraestrutura necessária e até mesmo imprevistos que possam acontecer durante a criação.

Além disso, é importante também buscar apoio técnico especializado, como técnicos ou veterinários com experiência e cursos online, que podem ajudar a entender melhor sobre essa raça de vacas e como criá-las.

 

A FUNDAÇÃO ROGE tem um curso online sobre as Principais raças leiteiras no Brasil. Que tal conhecer e aprender mais sobre as vacas holandesas e outras para propriedades leiteiras?

 

SAIBA MAIS

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.