Prevenção é a melhor atitude contra a Raiva Bovina

A raiva bovina é uma doença que resultou na morte de quase 50 mil animais em todo o Brasil. O prejuízo é quase inevitável quando o produtor descobre a doença no seu rebanho leiteiro, por isso é necessário que sejam adotadas medidas de controle da doença para evitar danos.

A raiva bovina é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Rabdovírus. Caracterizada por lesões do sistema nervoso central, pode provocar convulsões, tetania e paralisia respiratória; hidrofobia. Essa infecção é viral e na maioria dos casos fatal, gerando prejuízos ao produtor de leite.

O principal agente transmissor da doença em bovinos são os morcegos hematófagos. A fonte de infecção sempre é um animal infectado, sendo que o método de transmissão mais comum é a mordida de um animal portador do vírus.

Sintomas

Na medida em que a doença evolui, observa-se alguns sinais como:

• Perda de apetite, inquietação e mudança de hábitos
  • Andar cambaleante
  • Salivação intensa
  • Fezes secas e escuras
  • Podem ficar ocasionalmente agressivos

Prevenção

A RAIVA NÃO TEM CURA! Por isso é preciso investir em medidas preventivas como controlar a população de morcegos transmissores e realizar a aplicação da vacina anual de todo o rebanho, independentemente da idade. Todos os animais devem ser vacinados. O esquema recomendado é de duas doses iniciais, com intervalo de 30 dias e revacinação anual de todos os animais.

O que fazer quando o animal está infectado?

É importante lembrar que o diagnóstico da doença deve ser realizado por um médico veterinário e assim que comprovada a presença da doença no rebanho leiteiro é obrigatório que o fazendeiro notifique os órgãos competentes, principalmente por se tratar de uma zoonose. O pecuarista receberá as instruções para o descarte adequado dos animais infectados.

É muito importante que os produtores e pessoas envolvidas na criação do rebanho leiteiro evitem contato com a saliva e fezes dos animais infectados, pois a doença, como já citado, trata-se de uma zoonose, ou seja, é transmissível ao homem.

A Tuberculose em bovinos também não tem cura. É preciso saber prevenir!