6 pontos a considerar antes de escolher a melhor raça leiteira

6  pontos a considerar antes de escolher a melhor raça leiteira

Imagem: MF Rural

Texto baseado no curso "Principais raças leiteiras no Brasil” no Clube Leiteiro, conduzido pelo Médico Veterinário Aécio Raymundy.

A produção leiteira é uma atividade rentável, mas complexa. Muitos fatores devem ser analisados e um deles é a adaptação das raças bovinas aos sistemas de produção de cada propriedade. Acertar na raça, é condição importante para o sucesso!

Mas qual a melhor raça? Essa é uma pergunta comum e também muito complexa.

Quais são as principais opções de raça no Brasil?

• Raça Holandesa:

De alto potencial genético, produz muito leite. Porém, é uma raça bem exigente quanto às condições de clima, condições nutricionais e bem-estar.

• Raça Gir Leiteiro:

Não tem tanto potencial genético de produção de leite, nem tanta persistência de lactação quanto à raça Holandesa. Porém, traz alta rusticidade, com maior tolerância ao calor, se adaptando mais facilmente aos sistemas. E produz bezerros e bezerras com valor agregado à propriedade.

• Raça Jersey:

Produz um bom volume de leite, com alto teor de sólidos (gordura e proteína), agregando valor no litro de leite junto aos laticínios que bonificam por isso.

• Raças de dupla aptidão (leite e corte):

Guzerá, Simental e Parda Suíça. Além de produzir leite, vão produzir um rebanho de corte, ideal para propriedades com grandes áreas para manter as duas atividades, agregando receitas.

• Raças sintéticas originárias de cruzamentos:

Girolando, Jersolando e Guzolando.

São a busca por melhoria genética, unindo as melhores características de cada raça.

Como saber qual a melhor raça para a propriedade?

Não há propriedade limitante para criar nenhuma raça. O que é necessário é conseguir oferecer as condições adequadas a cada rebanho. A produtividade dos animais depende não só da genética, mas também das condições do ambiente, que envolvem a saúde, o bem-estar e a nutrição.

Portanto, a pergunta que deve ser respondida na verdade é: “É possível oferecer um ambiente adequado para a raça escolhida nesta propriedade?”

E para saber isso, é preciso avaliar principalmente os pontos abaixo:

1- Qual sistema de produção será oferecido?

A pasto? As vacas terão que buscar alimento e ficar na variação climática da região? Irão receber suplementação a cocho ou somente ter oferta de pastagem?

Ou os animais ficarão confinados em ambiente climatizado de forma ideal para aquela raça?

O que gera custo e benefício nesse sistema?

2- Qual o objetivo da propriedade?

Vai produzir também derivados do leite em um laticínio, precisando de vacas de alto rendimento para a produção de queijos?

Além de produzir leite, a propriedade vai comercializar material genético na região?

A propriedade tem grande área de pastagem e precisa de animais mais rústicos para aproveitar essa pastagem e ainda utilizar os machos para gerar boiada de corte agregando receita?

O objetivo principal da propriedade interfere muito na escolha da raça.

3- Qual o clima da propriedade?

Se a fazenda não for oferecer um ambiente climatizado, é preciso pensar no clima da região. Não podemos deixar o animal passar calor jamais!

Raças zebuínas se adaptam melhor ao nosso clima e raças européias sofrem estresse térmico sem a climatização, apresentando baixa produtividade, dificuldades de reprodução e doenças.

4- Quais recursos serão investidos?

Haverá investimento em tecnologia, em uma escala de rebanho? Ou haverá baixo investimento em tecnologia?

Vale destacar que tecnologia não é sinônimo de receita e produtividade. Não é garantia de rentabilidade!

Propriedades mais rústicas devem investir em raças de maior rusticidade, mais resistentes a parasitas e de boas condições de saúde.

5- Quais desafios a vaca irá enfrentar na propriedade?

É importante identificar todos os desafios que os animais irão enfrentar no dia a dia. Vão subir e descer muito morro? Vão andar muito para buscar alimento? Há muitas situações de desconforto?

Há raças que apresentam boa produtividade mesmo nessas condições desafiadoras. A propriedade vai optar por escolher essas raças ou investir em melhorias para reduzir os desafios?

6- A mão de obra está preparada?

Este é um dos principais desafios. A equipe está preparada para trabalhar com o rebanho escolhido? Está treinada?

A propriedade dá condições para que a equipe execute suas atividades de forma que atenda as demandas da raça escolhida?

As pessoas que trabalham na fazenda precisam entender sobre a atividade leiteira e sobre as características da raça da propriedade em que estão.

“Para a produção leiteira ser funcional, rentável e lucrativa, depende muito mais do produtor do que das vacas. Elas precisam receber as condições necessárias para alcançar seu potencial genético”.  Aécio Raymundy - médico veterinário.

Um dos rebanhos mais comuns no Brasil, devido à sua grande adaptabilidade, é a raça sintética Girolando, cruzamento entre as raças Gir e Holandesa. Saiba mais sobre ela:

CLIQUE AQUI