Planilha para cálculo de despesa alimentar da fazenda

Planilha para cálculo de despesa alimentar da fazenda“A falta de planejamento das despesas com a alimentação do rebanho reflete em má condução nutricional dos animais e, por diversas vezes, aumento do custo de produção.” Essa foi a preocupação de Guilherme Marins Teles de Paiva, técnico em agropecuária formado pela Academia do Leite/FUNDAÇÃO ROGE ao criar uma planilha eletrônica de controle para auxiliar o proprietário de fazenda leiteira na gestão dessas despesas.

Aprenda como as planilhas eletrônicas ajudam muito nos controles financeiros da fazenda clicando aqui!

O plano alimentar dos rebanhos deve considerar o enriquecimento das dietas com alimentos concentrados, minerais e vitaminas. Deve-se ainda combinar dados dos requerimentos nutricionais de cada categoria animal com a composição química dos alimentos, o que fica mais fácil através de tabelas.

O que considerar em um sistema de alimentação para vacas?

Segundo Carvalho et.al. (2003):

• o nível de produção de leite
  • o estágio da lactação
  •  a idade da vaca
  • o consumo esperado de matéria seca
  • a condição corporal
  • tipos e valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados

Objetivo da planilha criada:

“(...) uma planilha capaz de separar os animais em lotes de acordo com sua produção, permitindo ao produtor organizar a condução da dieta, conseguindo melhorar a distribuição dos alimentos, evitando desperdícios, (...) para aumentar a produtividade de sua atividade.

Elaborar um plano de intervenção na dieta do animal analisando os custos/benefícios, visando a economia sem alterar a produção, qualidade do produto final e também o bem estar do animal.” (Paiva, Guilherme M.T.)

Planilha proposta para o controle das despesas alimentares

O técnico Guilherme Paiva propôs o controle através de uma planilha de 3 abas no Excel, capaz de agrupar o rebanho leiteiro em função da produção, gerar o consumo alimentar por lote e o valor gasto com a alimentação animal.

1ª aba: Menu inicial

2ª aba: Controle animal - para adicionar as informações dos animais (identificação do brinco, nome, data do parto, produção média, números de partos, lotes, DEL - dias em lactação).

3ª aba: Alimentação - onde é possível calcular a necessidade de alimentos concentrados e volumosos consumidos por lote e o valor gasto.

Clique aqui para baixar a planilha completa!

O uso desta planilha pode disponibilizar o quantitativo gasto com alimentos concentrados e volumosos por agrupamento e ao final, a porcentagem que a alimentação animal representa financeiramente com o propósito de estabelecer normas e equilibrar gastos. Com esses dados é possível executar a implantação de ações capazes de realizar transformações positivas ao longo do tempo, em relação às despesas com alimentação na fazenda de leite.

Guilherme Paiva destaca ainda que, “estudos e pesquisas apontam que, quanto maior a disponibilidade dos números nos processos e ações, maiores são as chances de obter sucesso e um melhor desempenho nos diversos segmentos da propriedade.”

Sabe onde mais o uso de planilhas pode te ajudar? No cálculo de adubação e calagem para o preparo do solo. Quer saber como?