O processo avaliativo em que se quantifica o conhecimento do aluno, tendo como parâmetro os seus erros e acertos, no objetivo de se obter o resultado de aprovação ou reprovação, já está sendo superado em nossa escola. Com a educação remota, surge a oportunidade de implantarmos modelos avaliativos mais completos e descobrirmos novas práticas pedagógicas no ambiente virtual ou remoto e porque não aplicarmos no retorno presencial.
A avaliação à distância vai além de um simples cálculo de notas e preenchimento de diários, para se compor uma carga horária obrigatória. Avaliar é diagnosticar e desenvolver habilidades com o intuito de contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Toda a educação é à distância, se considerarmos os tempos históricos, vivências e experiências que separam educador e o educando.
Nós da Fundação ROGE, estamos vivenciando este processo baseando nosso planejamento em algumas questões:
Pensando nestas questões, foi que desenvolvemos uma atividade diagnóstica nos conteúdos de História, Filosofia e Sociologia. Em uma primeira análise, pretendemos descobrir o estilo de aprendizagem de nossos alunos. Pois ao longo da vida, as pessoas estão em constante processo de aprendizado que é um processo único e individual, sendo que cada pessoa tem o seu jeito específico de aprender.
Criamos várias situações hipotéticas que nos remetem a lembranças do processo de aprendizagem em tempos de educação presencial, com o objetivo de diagnosticar se os nossos alunos são: visuais, auditivos ou cinestésicos, em seus estilos de aprendizagem. Veja exemplos abaixo:
De posse destes resultados, começaremos uma nova etapa do diagnóstico, que consiste em elaborar aulas no ambiente virtual que contemplem estes estilos, para que de fato possamos atingir os nossos alunos e desenvolver novas habilidades. Desta forma, expandindo o seu conhecimento.
Atividades diversificadas, com variações de métodos e que exijam o desenvolvimento de habilidades, serão sempre observadas, tais como: momentos para debates e interações, vídeos ilustrativos e orientadores, atividades lúdicas, jogos e outras que necessitem de concentração e parceria com os colegas, podem ser ferramentas que permitam ao aluno, desenvolver suas habilidades.
Todas as turmas de nossa escola participaram deste processo diagnóstico em sua fase inicial, mas ainda é preciso encurtar caminhos, nos aproximarmos de nossos alunos e do seu processo de aprendizagem. A boa educação constrói pontes ou links em uma linguagem mais atual. E a educação transformadora, pode estar a um clique.
Quer saber mais sobre a nova realidade da educação em tempos de pandemia?
Licenciado em História, professor nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia na Fundação Roge. Para ele, avaliar é construir um elo de comunicação entre as formas de aprender e as formas de ensinar; considerando que o professor aprende enquanto ensina e o aluno ensina enquanto aprende!
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