A agropecuária moderna, especialmente dentro da produção leiteira, vem passando por uma verdadeira revolução tecnológica. A criação de bezerras é um desafio comum enfrentado por produtores de leite, pois a dificuldade que existe é transformar um animal sensível em um gado de leite saudável e de boa produtividade.
As bezerras leiteiras exigem uma série de cuidados para o bom desenvolvimento. Entre eles está o aleitamento, processo fundamental para gerar animais fortes e com boa imunidade. Com o objetivo de facilitar o manejo alimentar, muitos produtores vêm utilizando a tecnologia nesse processo, como por exemplo: o sistema robotizado conhecido como alimentador automático, uma das soluções mais avançadas da pecuária de precisão.
O alimentador automático é um sistema que permite, de forma personalizada, a alimentação de bezerras com volumes maiores de leite, otimizando a mão de obra da propriedade leiteira e impactando diretamente a produção leiteira futura do rebanho.
Com a implantação do sistema é possível programar o fornecimento de leite/sucedâneo e concentrado conforme a necessidade de cada animal. Sendo que o produtor define a frequência com que as bezerras leiteiras receberão a dieta e se será limitado ou não.
O equipamento é controlado por um computador e possui capacidade para atender 200 animais. Cada bezerra recebe um chip de identificação que armazena as informações com as quantidades específicas. Quando a bezerra se aproxima do sistema, o computador libera automaticamente a quantidade correta para aquele momento, todos os dados são registrados no sistema, inclusive se o animal não se alimentar.
Esse modelo funciona de maneira parecida ao sistema de ordenha voluntária robotizada usados na sala de ordenha, em que o animal escolhe o momento da alimentação, reduzindo estresse e aumentando a eficiência.
Além de garantir o fornecimento de leite adequado e bom desenvolvimento das bezerras, o alimentador automático oferece vantagens que impactam toda a produção leiteira:
De acordo com a professora Carla Maris M. Bittar do departamento de Zootecnia da ESALQ, apesar dos benefícios, é fundamental adotar protocolos rígidos de higiene, já que as bezerras utilizam o mesmo bico. O controle sanitário é parte essencial da gestão de fazendas e deve estar alinhado aos princípios da pecuária de precisão.
É um investimento que o produtor precisa avaliar o custo benefício para verificar se é vantajoso para a propriedade leiteira. Lembrando que quanto maior a quantidade de bezerras, menor será o tempo de retorno do investimento.
Conheça outros cuidados fundamentais na criação de bezerras:
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466
