Blog

O uso de fitoterápicos na fazenda de leite




O uso de fitoterápicos na fazenda de leite-1* Texto adaptado do artigo científico “Uso de fitoterápicos no dia a dia de uma fazenda leiteira”, de Ana Rosa da Silva Santos e Rebeca Mendes Vieira da Costa, alunas do Curso de Agropecuária da Academia do Leite, sob orientação dos professores: Michel Ruan dos Santos Nogueira - Médico Veterinário, Rafaelly G. Guedes e Carlos Eduardo Leite - Metodologia Científica.

A agropecuária mundial sempre teve como gargalo a incidência de doenças e pragas. Desde então, vem sendo usada grande quantidade de fármacos e agrotóxicos para combater os mesmos.

Com a evolução de estudos e pesquisas, e a preocupação com as questões sustentáveis na agropecuária, novas alternativas vêm surgindo no tratamento e prevenção de doenças no campo, como o uso de produtos fitoterápicos de forma complementar e até substitutiva aos tratamentos convencionais.

Pecuária Orgânica

A pecuária orgânica é uma maneira alternativa de manter uma harmonia entre o produtor, a natureza e o animal. E a fitoterapia faz parte do conjunto dessas “ações orgânicas” no campo.

A fitoterapia é um método utilizado para controlar parasitas que causam doenças nos animais. Utiliza princípios ativos de plantas associadas que são usadas diretamente como antiparasitário natural ou em formulações elaboradas.

Os produtos naturais têm a vantagem de serem de fácil acesso e na maioria das vezes, não deixarem resíduos nos produtos finais dos animais. Os baixos custos de produção e aplicação também atraem o interesse de produtores dispostos a experimentar novas possibilidades.

Tratamentos possíveis com os fitoterápicos

Segundo pesquisadores da Embrapa e da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) o tratamento com fitoterapia é menos tóxico para o bovino, tem melhor degradação e contamina menos o meio ambiente. O uso das plantas, aproveitando insumos dentro da propriedade pode ser feito para o tratamento de:

Quais plantas podem ser utilizadas?

Na maioria das propriedades, encontram-se plantas que podem ser usadas na fitoterapia. São exemplos:

  • Pinheiro brasileiro (Araucária augustifolia): usada no controle de ectoparasitas como o carrapato.
  • Linhaça (Linum usitatissimum):  usada como protetor de teto pós-ordenha
  • Tansagem (Plantago major L.): anti-inflamatório, utilizado para a lavagem do úbere inflamado.
  • Confrei (Symphytunn  officinale L.), Bardana (Arctium lappa L.), Erva-macaé (Leonorus Sibiricus L.) Calêndula (Calendula officinaIis): podem ser fornecidas junto com a forragem para prevenção de inflamações e contêm ação cicatrizante.
  • Babosa (aloe vera): serve para o tratamento curativo da mastite.

DICA OURO BRANCO

As plantas devem ser usadas quando forem necessárias e na quantidade certa. Por  isso, busque orientação de um especialista em fitoterápicos que, além de dizer a quantidade certa, irá indicar qual é o melhor tipo de planta para cada caso.

 

Os fitoterápicos são usados para proteger o rebanho de doenças e problemas. Mas o produtor precisa estar atento, pois existem plantas que podem envenenar o rebanho!

Clique aqui!

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.