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Investimento cultural é uma relação de troca!




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Quando uma empresa avalia seus motivos para fazer um patrocínio cultural, pensa como um investimento. Seja em imagem, fortalecimento da marca ou dos vínculos com a sociedade, além da aproximação com seu público alvo. Entende como uma parceria e geralmente está atenta se o projeto segue os mesmos valores estabelecidos por ela.

Mas ainda para as empresas totalmente envolvidas com os propósitos do projeto de proporcionar transformação social através da cultura, as contrapartidas são fundamentais nessa relação de confiança e ajuda mútua.

Contrapartida é aquilo que o projeto oferece à empresa em troca do patrocínio cultural.

Principais contrapartidas

Divulgação da marca

Ter sua marca divulgada é o básico no investimento social empresarial. O patrocínio é um investimento em marketing cultural. O patrocinador cultural tem o direito de ter sua marca difundida em todo o material de comunicação do projeto:sites, mídias sociais, impressos, camisetas, falas institucionais, entrevistas, ações de merchandising, etc.

Contrapartida social

A contrapartida social como a abertura ao público de forma gratuita ou distribuição de ingressos à comunidade é fundamental para garantir a acessibilidade, interesse e efeitos públicos culturais. Brindes, entradas, convites especiais e pré-estréias também são bem-vindos.

Mas é preciso o proponente da proposta cultural também estar atento às contrapartidas que “aliviam” a carga financeira do investimento no patrocínio de projetos, ou seja, os valores de recurso próprio que o proponente (pessoa física ou jurídica) irá aplicar nas ações, reduzindo o valor total do projeto.

Recursos materiais

Recursos materiais como estrutura física, computadores, impressoras, material de apoio, entre outros disponibilizados pelo proponente podem ser disponibilizados e contablizados no orçamento do projeto.

Recursos humanos

Recursos humanos como a equipe (ou parte dela) que trabalhará direta ou indiretamente no projeto. Especialistas, profissionais parceiros, voluntários que atuarão junto ao proponente.

Recursos financeiros

Valores financeiros (quando houver caixa para isso) doados diretamente ao projeto cultural pelo próprio proponente demonstrando que ele também investe na idéia.

Todas as contrapartidas devem estar devidamente listadas e quantificadas para que o investidor cultural entenda qual a sua parte no valor total e sinta a reciprocidade no patrocínio de projetos culturais, o que fortalece muito a parceria.

E vale lembrar que as contrapartidas culturais já podem estar relacionadas a quotas de patrocínio na elaboração do projeto. Assim, quanto maior o investimento, melhores as contrapartidas.

Nessa união de esforços, ganha a sociedade, ganha a empresa que patrocina e ganham os profissionais envolvidos.

 

Entenda como as empresas podem colaborar mais e ainda se beneficiar com Leis de Incentivo:

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Flávia de Moura Xavier

Flávia de Moura Xavier

Coordenadora de Comunicação e Cultura na FUNDAÇÃO ROGE