Investir em projetos culturais pode aumentar a visibilidade da empresa

marketingculturalnapequena empresa.jpg

O que é o Marketing Cultural?

“É toda ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de uma empresa patrocinadora de algum projeto de transformação social. Ganha a o patrocinador, ganham os artistas, ganham os produtores e o mais importante: ganha a comunidade” (Revista Marketing Cultural).

Já bem utilizada por grandes empresas, essa nova vertente do marketing, através do financiamento de projetos culturais, vem beneficiando também as pequenas, já que essa ação visa o meio em que a empresa está inserida e que existem projetos para todos os bolsos.

Investir em marketing cultural é agregar valores positivos e de responsabilidade social, e ganhar prestígio diante da sociedade por se envolver em causas de apoio à cultura local.  "É uma estratégia de troca: troca-se recursos de patrocínio por retorno institucional (e também por abatimentos nos impostos da empresa, quando se utiliza as leis de incentivo fiscal à cultura)” - Fernando Portella / SEBRAE.

As empresas que decidem pelo patrocínio de projetos culturais selecionam projetos, artistas ou eventos que têm características que combinam com seus objetivos, produtos, serviços e valores. Não tem a ver com lucro, mas com o fortalecimento da marca e aumento da visibilidade. Porém, marketing cultural de verdade preocupa-se com a Cultura.

Por quê investir?

São objetivos do marketing cultural, segundo Hayane Souza do site “Idéia de Marketing”:

1. Contribuir com a cultura local – diminuindo a barreira das empresas com os artistas/projetos de sua própria região.

2. Ajudar na valorização de artistas/projetos que não possuem métodos para apresentarem sua arte.

3. Agregar valores positivos, de responsabilidade social e aceitação do público ás empresas.

4. Diferenciar a empresa de seus concorrentes, inserindo novidade de ações em sua comunicação.

Exemplificando: O marketing cultural utilizado em pequenas empresas é o incentivo a um artista local que ainda não é reconhecido por seu trabalho. É o patrocínio de uma festa que regularmente acontece na região, mas não é bem divulgada. É aparecer junto a projetos que unem a sociedade (esportes, teatro, musicais…) e mostrar que a instituição se importa com isso.

O investimento nem sempre é através de dinheiro vivo. Pode ser também através de permutas como transporte, hospedagem e alimentação.

Como ampliar os resultados dessa ação?

As empresas patrocinadoras, além de associar sua marca ao projeto apoiado podem também:

• Oferecer amostras de seus produtos em atividades e eventos do projeto;
  • Distribuir ingressos ou convites aos seus funcionários, fortalecendo as relações internas;
  • Combinar uma ação exclusiva do projeto para seus convidados especiais;
  • Divulgar em seus meios de comunicação que apoia uma ação cultural e convidar seus parceiros, funcionários e clientes;
  • Mostrar que os artistas gostam e/ou usam o seu produto (merchandising);
  • Aproveitar os eventos para realizar pesquisas interessantes à empresa;
  • Realizar uma campanha específica utilizando-se da ação cultural;
  • Entre outras possibilidades. O que manda é a criatividade!

O marketing cultural, se bem aplicado e utilizado junto a outras ações de comunicação pode definir uma identidade diferenciada para a pequena empresa.

E você, acha ou não acha que vale a pena?

Quer saber por quê é importante investir em cultura?

Flávia de Moura Xavier

Coordenadora de Comunicação e Cultura na FUNDAÇÃO ROGE