Blog

4 grandes custos das doenças de casco em bovinos leiteiros




 

4 grandes custos das doenças de casco em bovinos leiteiros

Texto baseado no curso "Principais doenças de casco de bovinos” no Clube Leiteiro, conduzido pelo Médico Veterinário especialista em podologia bovina, Piero Teodoro.

Dar atenção à saúde dos cascos do rebanho leiteiro é de extrema importância. Foi um assunto negligenciado por técnicos e produtores durante muito tempo, porém devido à grande demanda de eficiência produtiva, adotar um manejo eficiente para evitar as doenças de casco é parte fundamental da atividade leiteira. Isso porque, atualmente, já se sabe que quando falamos de problemas de casco, falamos de uma série de prejuízos associados a eles.

Doenças de casco no rebanho leiteiro

 

Para que a propriedade leiteira saiba o quanto pode e deve investir em ações de prevenção a doenças de casco, é necessário entender um pouco a abrangência e as consequências de uma doença digital na saúde financeira da fazenda.

Principais custos com as doenças de casco

 

As doenças de casco afetam direta e indiretamente outros setores da fazenda, sendo a queda de produção de leite o efeito direto mais observado e também o mais impactante.

De forma abrangente, os 4 grandes custos com as doenças digitais na fazenda de leite são:

1- Descarte

As chances de descarte aumentam principalmente se a fazenda não possuir um manejo eficiente de identificação dos indivíduos que estão mancando no rebanho. Também aumentam se não houver a execução de tratamentos eficazes. Uma alta taxa de descarte vai certamente gerar complicações futuras na reposição.

2- Serviços veterinários e medicamentos

O diagnóstico rápido e a adoção de tratamento eficaz envolve custos com profissionais veterinários e medicamentos como antibióticos, antiinflamatórios e outros materiais médicos usados nesses processos curativos. Além dessas despesas diretas, ocorre o descarte do leite dos indivíduos tratados com antibióticos. 

3- Queda na ingestão de alimentos

Com dor (liberação de cortisol) e apresentando um déficit de movimentação, a tendência dos animais acometidos por lesões no casco é reduzir a ingestão de alimentos. Por consequência, a perda de peso leva a uma série de complicações muito comprometedoras como:

  • Queda na produção de leite. Isso ocorre porque ela depende diretamente do manejo nutricional do rebanho.

  • Queda da imunidade. Quando os animais estão com dor, ocorre a liberação do hormônio cortisol, que faz baixar a imunidade dos animais. Isso deixa os animais mais vulneráveis a outras doenças, especialmente as de caráter reprodutivo como a metrite e a retenção de placenta, e as relacionadas à glândula mamária como a mastite. Assim, se a fazenda tem vacas mancas, tem vacas com o sistema imunológico suprimido ou defasado.

  • Infertilidade. Os problemas de casco apresentam um efeito reprodutivo muito grande. A prenhez é um sinal de saúde, sendo prejudicada então por esses quadros de lesão. A vaca com doença de casco demora a ciclar após o parto, o intervalo entre partos fica maior. Vaca manca quase não emprenha! Geralmente, os animais que apresentam algum desconforto de casco são excluídos dos protocolos de reprodução até que estejam recuperados.

4- Alterações de manejo

O animal manco precisa ser tratado, curado, observado, ter (se necessário) o seu leite ordenhado e descartado, gerando mais um manejo na sala de ordenha. Enfim, a rotina operacional da propriedade é alterada, o que gera custos operacionais significativos. 

Sem cascos saudáveis, o rebanho não segue sua vida produtiva de forma natural e estável. A atividade de produção leiteira não fica equilibrada quando há problemas de casco. É necessário trabalhar muito bem o manejo preventivo de saúde dos cascos através de casqueamento e pedilúvio, para que não se tenha uma interferência negativa principalmente na reprodução e na qualidade do leite.

 

Vem aprender muito mais sobre as doenças de casco!

New call-to-action

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.