6 Consequências negativas da consanguinidade em rebanhos leiteiros

A consanguinidade, ou endogamia, é o sistema de acasalamento entre animais com certo grau de parentesco. Por razões principalmente econômicas, essa prática ainda é presente em pequenas propriedades. O problema é que pesquisas e relatos de produtores deixam claro que, de forma geral, o sistema interfere negativamente no melhoramento genético de rebanhos bovinos e, consequentemente, na produção de leite.

O que acontece?

A consanguinidade aumenta a semelhança entre os indivíduos, o que pode evidenciar os defeitos dos animais e provocar efeitos desfavoráveis como a redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor do rebanho.

Apesar desse sistema também poder ser utilizado como ferramenta para promover o melhoramento genético dos rebanhos, uniformizando e aprimorando o rebanho, de maneira geral influencia negativamente o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.

Grau de consanguinidade

O grau de consanguinidade varia de acordo com o grau de parentesco no acasalamento. Assim, o cruzamento entre meio-irmãos pode causar mais problemas do que o acasalamento entre primos, por exemplo.

Consequências negativas da consanguinidade

Olivardo Facó, Luciana Villela e Raimundo Lôbo destacam que podem ser efeitos negativos da consanguinidade em rebanhos leiteiros:

1) Redução do desempenho produtivo

Influência negativa sobre a duração da lactação e da produção de leite, gordura e proteína

2) Redução do crescimento

Menor peso ao nascimento; menor peso e ganho de peso na fase pré-desmama à desmama e na fase pós-desmama

3) Redução do desempenho reprodutivo

Acentuada diminuição da fertilidade; aumento da mortalidade embrionária; redução do peso fetal; aumento da taxa de mortalidade de recém-nascidos; aumento da idade ao primeiro parto; aumento do número de serviços por concepção;  aumento do intervalo de partos.

4) Influência negativa sobre as características maternais na fase pré-desmama

5) Aumento da susceptibilidade do animal consanguíneo às infecções e doenças

6) Aumento da sensibilidade do animal consanguíneo às influências ambientais

Ampliação das linhagens

Uma solução para a consanguinidade é feita através da ampliação do número de linhagens dentro de cada raça leiteira, trabalhadas nos projetos genéticos.

Em pequenas propriedades que ainda não utilizam a inseminação artificial, é possível buscar touros de propriedades próximas para fazer essa diversificação.

Além da consanguinidade, o escore corporal das vacas deve ser visto com atenção pelos produtores no momento da reprodução: