Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica desenvolvida para suprir as deficiências da inseminação artificial tradicional, como falhas de detecção de cios e a incapacidade de atingir fêmeas em anestro.
Durante a inseminação, um cateter descartável contendo sêmen de touro é inserido na vagina da vaca. O cateter é guiado até o colo do útero, onde o sêmen é depositado. Durante este processo, auxiliam no procedimento a mão e o braço do profissional qualificado, introduzidos no reto.
É necessária uma instalação especial no intuito de mantê-lo seguro. O procedimento exige formação, prática e habilidade. Requer muito mais trabalho do que o acasalamento natural.
A alta produção de leite é essencial para gerar rentabilidade financeira para os produtores e crescimento da pecuária leiteira. E isso só é possível através da otimização da eficiência reprodutiva do rebanho de leite. Assim é preciso diminuir o intervalo entre partos, aumentar a proporção de animais em lactação e o número de bezerros por ano.
Nesse contexto, baseado no manual de IATF da empresa ABS Pecplan, as técnicas dessa biotecnologia se mostram ferramentas valiosas, pois:
Garantir que o produtor consiga atingir os objetivos da fazenda de leite, como uma cria por ano é uma das vantagens da IATF conheça as demais:
Conheça outras biotecnologias reprodutivas que ajudam a melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho de leite:
Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.
Rua Paulino de Faria, 1269
Centro, Delfim Moreira | MG
Escola Técnica e Processo Seletivo:
+55 (35) 99853-3466