Como evitar doenças de casco em bovinos de leite

Como evitar doenças de cascos em bovinos de leite

Uma das principais dificuldades da pecuária leiteira são as afecções podais, conhecidas como problemas de cascos, e que merecem muita atenção. Quando um bovino apresenta algum incômodo de casco, não consegue andar direito e não consegue se alimentar bem, toda a funcionalidade do corpo é comprometida.

As doenças de cascos representam o principal problema locomotor das vacas leiteiras. Frequentemente, os cascos posteriores são os mais afetados, ocasionando prejuízos econômicos ao produtor.

Problemas Multifatoriais

Geralmente as afecções podais são multifatoriais, isto é, podem estar relacionadas a um problema no manejo sanitário e nutricional, problemas de ambiente e até à questão genética, pois na escolha do sêmen é importante atentar-se aos aprumos dos animais (pernas e pés).

Outra causa importante é o tipo de piso das propriedades rurais. Se for de terra, ocorre facilmente a formação de lama ou barro e isso dificulta a atividade no período chuvoso. E quando há umidade no local acaba piorando o problema, porque acaba amolecendo as lâminas do casco, deixando o animal predisposto à traumatismos.

Quando o piso é de cimento ou de pedra esses cascos estão sujeitos a maiores deformidades, já que com a movimentação do dia a dia o concreto lixa o casco com mais facilidade, fazendo com que fique desigual. As medidas do casco e, consequentemente o pisar da vaca fica torto, causando problemas locomotores inferiores e até articulares.

De acordo com um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, a alta incidência das doenças de cascos dá-se principalmente em propriedades com ausência de assistência técnica e sem nenhum tipo de manejo sanitário, alimentar e reprodutivo dos animais.

Principais doenças

São várias as alterações encontradas nos cascos: feridas, desgastes anormais, crescimento excessivo das unhas, bicheiras, entre outros. Tudo isso gera estresse no animal, que diminui a ingestão de alimentos, perde peso e diminui a produção de leite. Por isso, é importante conhecer as principais doenças de casco que afetam bovinos de leite:

• Laminite
  • Úlcera de sola
  • Doença da linha branca
  • Dermatite digital,
  • Erosão de talão
  • Hiperplasia interdigital
  • Pododermatite circunscrita
  • Podridão de casco

Prevenção

A adoção de práticas preventivas e curativas, quando feita adequadamente, traz excelentes resultados para o negócio. Conheça alguns cuidados que podem prevenir as doenças de cascos:

• Forneça uma dieta equilibrada e balanceada
  • Ofereça aos animais um ambiente higienizado com o piso limpo e seco
  • Ofereça conforto e bem estar aos animais
  • Faça o casqueamento preventivo do rebanho
  • Faça a utilização de pedilúvios na rotina da fazenda com soluções à base de sulfato de cobre e formol

Pedilúvio: alternativa simples e barata!

O pedilúvio é uma instalação em que se coloca soluções de formol ou sulfato de cobre à 5% com o objetivo de melhorar a saúde dos cascos. Quando o animal passa no pedilúvio, automaticamente o casco passa a ter contato com soluções que vão ajudar e auxiliar no tratamento desses problemas. É importante o produtor lembrar de fazer um lava pé antes do pedilúvio para que o excesso de sujeiras não contamine a soluções. É uma alternativa de baixo custo e de fácil implantação na propriedade.

Tratamento

Primeiramente é importante contactar um médico veterinário para que ele analise o tipo de lesão do casco. Caso a doença seja infecciosa, os animais devem ser manejados para um local seco que não acumule água para evitar o amolecimento e a dificuldade de cicatrização.

Nos principais tratamentos adotados estão a limpeza e curetagem do local para remoção do tecido necrótico e aplicação de medicamentos específicos.

A cetose é uma doença metabólica que afeta animais de alta produção. Quer saber como prevenir esta enfermidade?