Blog | FUNDAÇÃO ROGE

Como tornar o negócio leiteiro atrativo para as novas gerações?

Written by Fernanda Caetano Martins | Ter, out 06, 2020 @ 02:30 PM

Vocês, como pais e mães, donos do próprio negócio, já pensaram no futuro da sua empresa? Qual será o destino do seu negócio? Confia no potencial do seu filho como sucessor ou prefere que alguma outra pessoa administre o que você construiu durante anos?

E você, como filho, com a oportunidade de administrar o negócio da família, tem o interesse de continuar o projeto construído por seus pais? Além do interesse, tem a oportunidade e a prática para assumir a empresa/atividade?

Processo de sucessão familiar

 

A sucessão da atividade, seja ela familiar ou não, precisará ocorrer em algum momento, ou então o projeto deixará de existir. No caso da sucessão familiar, os filhos ou herdeiros podem assumir o negócio de forma abrupta, na falta ou incapacidade de atuação dos pais ou então assumir de forma progressiva, passando por um processo de transição.

A segunda opção, pela experiência e afinidade criadas com a atividade, tende a ser mais positiva. No entanto, muitas vezes existe uma relação conflituosa entre as gerações. Os pais se limitam à visão de quando iniciaram na atividade, enquanto os filhos têm novas visões e muitas vezes querem realizar mudanças e inovar, causando conflitos. É difícil estabelecer um lado totalmente certo, uma vez que a experiência de anos dos pais é fundamental para o negócio, mas por outro lado a inovação e a necessidade de mudanças por parte os filhos pode alavancar o projeto. Por isso, a participação gradativa dos filhos nas atividades diárias é importante, estabelecendo uma boa relação entre as gerações e criando a confiança necessária para que os sucessores exponham suas ideias e propostas de trabalhos aos pais.

O que pode impedir a sucessão familiar nas fazendas leiteiras?

 

O problema real é quando os filhos não tem interesse pela atividade. Nos últimos anos o problema é cada vez mais grave e o desinteresse das novas gerações pela atividade leiteira tende a aumentar. E aí vem a pergunta: por que os jovens não querem dar continuidade ao projeto e se tornarem produtores de leite, espelhando-se em seus pais?

A resposta também está na nossa realidade. Você, como filho, gostaria de dar continuidade a um negócio que cresceu vendo que não dá lucro, que “escraviza” e consome energia de seus pais? Que entendeu ser um investimento de dinheiro, tempo e serviço, sem retorno? Provavelmente a resposta da maioria será: NÃO! Então, a forma de despertar interesse nos filhos para que possam continuar a atividade é torná-la atrativa e lucrativa.

Dicas para uma atuação de sucesso na propriedade leiteira

 

Um dos desafios para a sucessão familiar é ter um negócio com margem e escala de produção capaz de gerar renda para todos os envolvidos. E como conseguir gerenciar uma propriedade produtiva?

Não existe uma receita de bolo para ganhar dinheiro com leite, mas existem pontos principais da atividade que não podem passar despercebidos ou serem deixados de lado:

1- Para que se possa sustentar a atividade, com animais produtivos, o básico é que se tenha alimento de qualidade. Portanto, o planejamento de volumoso deve ser feito de maneira criteriosa e visando o equilíbrio entre o ótimo econômico e o ótimo produtivo. O manejo alimentar, que representa em algumas propriedades mais de 50% da despesa em relação à renda do leite, deve ser realizado de forma criteriosa e adaptativa, buscando sempre reduzir o custo e atender as necessidades dos animais.

2- A escolha do sistema de produção também pode fazer toda a diferença na margem do negócio. A ideia de confinamento de vacas têm-se difundido muito entre os produtores, mas será que todo e qualquer perfil de produtor pode e, mais importante, consegue sustentar um sistema desse?

3- É extremamente importante também o controle da estruturação de rebanho e a sanidade do mesmo: bezerra não dá leite, bezerro não dá leite, vaca doente não dá leite! Trabalhar a taxa de reposição do rebanho e a sanidade desde o nascimento é uma forma de conseguir uma boa estruturação de rebanho, que deverá ser compatível com os objetivos da fazenda.

4- O controle reprodutivo, muito trabalhado por alguns e esquecido por outros, é um ponto essencial para que se possa alcançar eficiência na atividade. A reposição de rebanho, a lactação do animal, a qualidade das bezerras e a genética da fazenda são alguns pontos que dependem desse controle. Mas vale lembrar que não é o único que precisa ser realizado de forma assertiva.

5- Manejo sanitário é o mínimo a ser feito em uma fazenda. O bem estar do animal e sua saúde impactam diretamente na produção e consequentemente no sucesso da atividade. A questão de qualidade do produto final tem sido cada vez mais levantada, sendo que agora existem normas que devem ser cumpridas. Então, deixar de lado os velhos costumes e seguir as instruções para alcançar um leite de boa qualidade é necessário.

Atenção! O controle financeiro é fundamental para que vocês: pai e mãe, consigam mostrar dados, números e índices que estimulem e provoquem nos seus filhos a sensação de que conseguem administrar um negócio produtivo e rentável.

O necessário para que a sucessão familiar ocorra de maneira natural, harmoniosa e saudável é o diálogo e respeito entre ambas as partes. Encontrar o equilíbrio entre a inovação e a experiência é a chave do sucesso para uma atividade lucrativa e rentável.

 

Quer saber quais são os principais desafios da sucessão familiar nas empresas?