Blog

Como reduzir os casos de diarreia em bezerros?




Como reduzir a diarreia em bezerrosNa atividade de cria e recria das fazendas de bovinos, a diarreia é sempre uma grande preocupação. É uma doença que afeta muito esses animais na fase jovem e que acarreta grandes prejuízos aos produtores. Algumas ações simples podem ajudar a diminuir o número de casos.

A diarreia que acomete os bezerros é multifatorial, isto é, pode ser causada por diversos fatores:

  • Contaminação infecciosa: por meio de vírus e bactérias
  • Contaminação não infecciosa, que vai desde a contaminação do ambiente até o manejo nutricional

 

Um fator que interfere diretamente na incidência de diarreia em bezerros é a má colostragem, não proporcionando a imunidade devida aos animais.

Sinais da desidratação nos bezerros

 

A diarreia provoca a desidratação progressiva que causa sinais como orelhas caídas, rabo levantado, cólicas, olhos fundos, pele solta, boca e focinho secos.

Como agir para reduzir os casos de diarreia

 

Os bezerros nascem com a imunidade muito baixa, o que torna normal casos de diarreia leve, de pequena duração, consideravelmente normal. Porém, diarreia esbranquiçada, com odor forte e sinais de sangue merecem mais atenção.

O profissional José Carlos Ribeiro orienta algumas ações que irão ajudar muito no controle da doença entre os bezerros:

1- Acione o profissional técnico da fazenda o mais rápido possível quando observar casos mais graves, para medicar o animal e evitar maior desidratação;

2- Isole os animais doentes do restante para não haver a transmissão aos outros;

3- Faça um controle rigoroso de moscas na propriedade, pois elas transmitem várias doenças;

4- Garanta que o local onde os bezerros ficam tenha alta incidência de luz solar e sem umidade. Um ambiente úmido favorece a proliferação de vírus e bactérias.

Atenção no tratamento!

 

O sucesso do tratamento da diarreia entre os bezerros depende principalmente da rápida identificação. Tratar a diarreia significa eliminar a causa e acabar com os sintomas.

O tratamento depende do estágio da doença e acontece através de hidratação oral, uso de medicamentos ou antibióticos, sempre sob orientação de um especialista.

Hidratação caseira

 

Nos estágios iniciais, é recomendável a hidratação caseira, evitando o agravamento da doença:

  • 5g cloreto de sódio
  • 1g cloreto de potássio
  • 4g Bicarbonato de Sódio
  • 20g Glicose
  • 1L de água

Essa fórmula tem que ser intercalada com o leite! Deve-se dar o leite e depois de duas horas a hidratação. Serão em torno de 2 litros de soro por dia e nunca deve-se dar leite e soro juntos. Também não se deve substituir a glicose por açúcar porque animais muito jovens não digerem a sacarose.

 

Quer conhecer boas práticas na alimentação de bezerras leiteiras?

Clique aqui

 

 

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.