Blog

Como melhorar a produtividade do solo com o cultivo de inverno




63760040m

Imagem: MAGNANTE, Luiz Henrique

Com a chegada do período mais frio do ano e redução do volume das águas, muitos produtores deixam de cultivar seus solos, esperando condições favoráveis para o desenvolvimento de plantas de verão como milho, sorgo, soja, etc.. Por diversas vezes o solo fica sem cobertura vegetal o que a longo prazo reduz a sustentabilidade e o potencial produtivo da área.

Além disto, as áreas cultivadas com forrageiras perenes, quando as temperaturas e precipitação são baixas e limitantes ao desenvolvimento, a produção é reduzida drasticamente.

Então o que fazer no período de entressafra?

 

Uma grande alternativa é realizar o plantio de espécies adaptadas a este período do ano e que ainda são capazes de promover a cobertura do solo, melhorar a sua capacidade produtiva, favorecer a sua estruturação, fornecer nutrientes ao cultivo sucessor, além de contribuir com os teores de matéria orgânica.

Estas espécies poderão ser utilizadas tanto para a alimentação dos animais quanto para serem incorporadas ao solo no final do seu ciclo com função de servir como adubação verde.

Quando utilizadas como adubação verde, essas plantas podem ser utilizadas de maneira estratégica para descompactar o solo, favorecendo a absorção de água e nutrientes melhorando a saúde das plantas que serão cultivadas em sucessão, aumentar o teor de matéria orgânica, densidade e a infiltração de água, recuperar solos degradados e favorecer a liberação de nutrientes ao cultivo sucessor através da reciclagem de nutrientes.

É recomendado escolher espécies de uma família diferente a ser cultivada no verão, fazendo-se assim a rotação de cultura, técnica que permite explorar o solo com sistemas radiculares diferentes e quebrar ciclos de pragas.

Quais espécies utilizar?

 

Abaixo vamos conhecer algumas das culturas de inverno utilizadas e suas principais características agronômicas:

  •       Aveia – Pertence à família das gramíneas, é uma planta forrageira anual e de clima temperado. Pode ser incorporada ao solo para fazer adubação verde ou fornecida à alimentação animal através de cortes, não sendo recomendado o pastejo direto. As principais espécies cultivadas são Aveia Branca (Avena satina L.) e Aveia Preta (Avena strigosa Schereb). É recomendada a semeadura no período de abril a maio. A semeadura deverá ocorrer em profundidade de 2 a 4cm e poderá ser a lanço ou em sulcos com espaçamento de 20cm entre linhas. Apresenta média resistência à geada.

  •       Azevém (Lolium multiflorum Lam) – Da família das Poáceas, é uma espécie anual, com boa resistência à geadas, de excelente qualidade nutricional sendo recomendado o cultivo no período de março a junho. A semeadura deverá ocorrer na profundidade de até 2cm, podendo ser realizada a lanço ou em linhas com espaçamento de 20cm. Esta espécie pode ser utilizada para pastejo direto ou incorporada ao solo como adubação verde.
         
  • Ervilhaca (Vicia sativa) -  Pertencente à família das leguminosas, possui característica relevante na fixação de nitrogênio ao solo. A semeadura pode ocorrer em uma profundidade de 1,0 cm, entre os meses de março a julho, a lanço ou em linhas com espaçamento de 0,2cm. Esta espécie pode ser utilizada para alimentação animal ou ser incorporada no solo para adubação verde. É uma espécie resistente à geada.
     
  • Nabo forrageiro (Raphanus sativus L.,) – Pertencente à família das crucíferas, é muito utilizada na adubação verde pois apresenta elevada capacidade de reciclagem de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo além de possuir raízes muito vigorosas, descompactando o solo. O plantio é recomendado entre os meses de abril e maio, podendo ser a lanço ou em espaçamentos entre linhas de 0,20 à 0,40cm. É uma espécie resistente à seca e à geada.

O cultivo na entressafra é uma alternativa mais rentável e sustentável quando comparada ao pousio durante o período de entressafra, pois favorece a reciclagem dos nutrientes, incremento produtivo no próximo cultivo, cobertura do solo durante o inverno, produção de biomassa e fixação de nitrogênio ao sistema quando utiliza-se espécies da família das leguminosas.

 

Para garantir a produtividade, a análise de solo também ajuda a orientar corretamente o fornecimento de insumos ao solo, aumentando a eficiência agronômica das culturas. Quer aprender a coletar amostras para análise?

Clique aqui

 

 

Thays Cordeiro Mota Lorena

Thays Cordeiro Mota Lorena

Engenheira Agrônoma, professora na FUNDAÇÃO ROGE e Consultora Técnica. Para ela, despertar e estruturar conceitos técnicos nos alunos fará com que estes terão excelência no dia a dia no campo.