Como evitar riscos sanitários no compost barn?

Design sem nome-Oct-05-2021-12-28-00-72-PMO compost barn é uma opção de confinamento para vacas leiteiras, adaptado de um sistema de confinamento chamado de cama sobreposta. É uma área de descanso dos animais, onde se coloca serragens e palha de café, por exemplo. O objetivo do compost barn é gerar conforto e bem estar para os animais, mas com o manejo incorreto, podem surgir riscos sanitários.

Conheça 10 pontos a se considerar antes de utilizar o compost barn

Quando se fala em confinamento, logo em seguida se pensa no conforto. Para uma vaca de leite, o conforto é de extrema importância e é possível disponibilizar isso aos animais através do compost barn.

Segundo o médico veterinário Leonardo Dantas, um dos pioneiros na implantação do sistema no Brasil, “Um animal que não tem conforto ambiental pode apresentar problemas de casco e mastite, atrasando os processos e prejudicando a produção.”

Tipos de serragens utilizadas

O Brasil tem um clima tropical e temperaturas compatíveis com o sistema de compostagem. Os materiais que estão disponíveis no nosso país para a composição da cama são:

• serragem
  • casca de amendoim
  • casca de arroz
  • maravalha
  • pó de serra

Riscos sanitários do manejo incorreto do compost:

1) Mastite clínica

Talvez a pior doença dos rebanhos leiteiros, os casos de mastite clínica estão diretamente relacionados à umidade da cama no compost barn. Quanto mais umidade, maior o risco em qualquer sistema, inclusive no compost barn.

mastite clínica

Favero et al. Livestock Science 181(2015)220–230

Como evitar?

Evitando o excesso de animais e dejetos, manejando bem a cama (revolver ao menos duas vezes ao dia) para que, havendo o crescimento de bactérias aeróbicas, elas provoquem o aquecimento e consequente redução da umidade. A ventilação e uma boa distribuição dos animais no barracão também ajuda na redução dos riscos de mastite clínica, principalmente da mastite clínica ambiental.

2) Dermatite digital papilomatosa

As doenças de casco podem ter origem no comportamento das vacas (ficarem muito em pé, exemplo) ou podem ser contagiosas, geralmente relacionadas à umidade e à presença das bactérias, por exemplo, nas camas.

O escore de vacas mancas no sistema de compost barn é baixo, cerca de 8%. Porém, sem o manejo correto, camas muito úmidas aumentam o risco de doenças do casco, especialmente da dermatite digital.

doenças do casco

Créditos da imagem: Leonardo Dantas, Cowtech, 2021

Como evitar?

Manejo adequado das camas (revolver ao menos duas vezes ao dia), como citado anteriormente, e dos cascos das vacas, com a passagem no pedilúvio com solução desinfetante são cuidados que minimizam os riscos da dermatite digital no composto.

3) Estresse térmico

O compost barn promove conforto ao rebanho, mas por si só, não elimina o estresse térmico dos animais. Sem uma ventilação eficiente, o risco de estresse térmico pode aumentar. Um sinal de estresse é ter animais ofegantes ou deitando em uma parte úmida da cama e corredores.

Estresse térmicoCréditos da imagem: Leonardo Dantas, Cowtech, 2021

Como evitar?

Vacas em compost barn precisam de um sistema de resfriamento com ventiladores e banhos! É importante também verificar sempre a temperatura da cama na superfície na parte mais profunda.

*Texto baseado no curso “Compost Barn” do Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE, realizado pelo médico veterinário Leonardo Dantas.

Quer saber mais sobre a eficiência do compost barn nas fazendas leiteiras?