Como evitar a disputa de cocho no pré-parto?

Como evitar a disputa de cocho?

Imagem: os autores

Trabalho de Formação Técnica apresentado pelos alunos Emanuel dos Santos Silva e Pedro Henrique Gonçalves  na conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da FUNDAÇÃO ROGE  em 2022.

O pré-parto é um piquete em que as vacas ficam na sua fase final de gestação, fase essa de extrema importância na sua vida produtiva e reprodutiva. O ideal é que esse piquete fique perto de toda a equipe da fazenda, pois ali se deve redobrar os cuidados com esses animais, para que não ocorra um problema futuro, influenciando sobre a vida produtiva e reprodutiva da bezerra e na próxima lactação da mãe.

Nesse período é preciso garantir o bem estar dos animais, o que inclui, também, evitar que as vacas briguem pelo cocho, pois isso pode causar danos, tanto à vaca, quanto ao feto, levando até mesmo à morte e também situações de aborto, dependendo da briga. Cochos individuais podem resolver o problema?

Um estudo de caso

A pergunta acima foi o que motivou os alunos da FUNDAÇÃO ROGE Emanuel Silva e Pedro Gonçalves a se aprofundarem no assunto e avaliarem possíveis soluções.

“A pesquisa e os testes foram realizados no Sítio Vieiras, localizado no bairro Vieiras em Wenceslau Braz-MG, propriedade onde os animais, na briga pelo cocho, abaixavam o escore corporal por apanharem nessa disputa. Isso acontecia com frequência e por isso nem todos os animais se alimentavam de forma igual, às vezes ficavam isolados e nem se alimentavam. (...)” Além disso, geralmente as mais velhas batiam nas novilhas ou vacas que chegavam depois naquele lote. Os animais tendem a ter formadas suas hierarquias por viverem em bando, e para Santos (2003) Milkpoint (2003) “(...) a hierarquia entre elas está associada ao princípio de disputa por espaço e alimento”.

A solução proposta

Dada a importância do bem-estar para vacas no pré-parto, de acordo com o problema observado em que as vacas disputam cocho, gerando estresse e dificultando o acesso de alguns animais ao cocho, além de, consequentemente, influenciar no baixo escore corporal, foi apresentada a proposta de construir um cocho free stall e creep feeding com divisórias, fazendo com que cada animal entre no seu espaço se alimentando de forma individual. A estrutura permitiu que todos os animais tivessem acesso ao cocho e se alimentassem com a mesma quantidade, o que permitiu uma avaliação sobre mudança no escore corporal na hora de parir, podendo influenciar na produção de colostro.

Modelo cocho individual 1     Modelo cocho individual 2    Modelo cocho individual 3

Imagens: os autores

Resultados obtidos

Após a implantação do produto, os animais ao chegarem no pré-parto já de prontidão foram se aproximando dos cochos, conhecendo o território onde estavam entrando. No primeiro dia, foi observado o comportamento de todos os animais, três deles levaram algum tempo para entrar totalmente no seu espaço, e os restantes entraram de prontidão. A vaca denominada Princesa, da raça Girolando, ao terminar de se alimentar, tentou a invasão do espaço de outra vaca, não obtendo sucesso, o que corrobora com o objetivo do trabalho que era ter um espaço suficiente para que os animais conseguissem entrar somente de forma individual. Os escores corporais avaliados apresentaram resultados positivos na hora da vaca parir.

A partir da construção do sistema de cochos individuais e da observação do comportamento e das condições dos animais, é possível afirmar que o trabalho foi de grande eficácia para o bem estar dos animais, e também para facilidade e comodidade do produtor para tratar das vacas prenhas. Os principais pontos de observação foram a disponibilidade da mesma quantidade de alimentos para os animais, e que o dimensionamento foi suficiente para que um animal não entrasse no lugar do outro.

Para confirmar o observado pelos autores, o produtor relatou que: “Em outra propriedade, minhas vacas lactantes ficavam junto com as vacas prenhas, e tive mais de um problema de aborto pela briga de cocho entre elas. Do jeito que foi feito ali eu gostei: cada uma entra no seu espaço. Eu gostei, ficou legal e vou dar continuidade”.

Clique aqui para conhecer o trabalho completo dos alunos com lista de materiais e medidas utilizadas.

Quer conhecer mais trabalhos de pesquisa dos alunos da FUNDAÇÃO ROGE?

CLIQUE AQUI