Tudo sobre a cama de Compost Barn para fazendas leiteiras

vacas_cama_de_compost_barn_fundacao_roge.jpg

O compost barn, um sistema de criação para vacas leiteiras, é um ambiente inovador que tem como objetivo melhorar o bem-estar e a produção desses animais. Um dos seus destaques é a cama compostável, que contém materiais como palha de arroz e serragem, assegurando um ambiente mais confortável para as vacas.

Com esse sistema, o rebanho consegue reproduzir comportamentos naturais, como deitar e levantar com facilidade, o que gera um impacto no seu bem-estar e saúde. Dados indicam, aliás, que o compost barn pode resultar em melhorias significativas na produção de leite. Um case publicado pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) reportou um aumento médio de 7,8 litros de leite/vaca/dia após um ano de funcionamento.

Desafios do sistema de compost barn

Embora apresente vantagens significativas, o sistema também traz consigo alguns desafios. Para uma implementação bem-sucedida, é importante dedicar atenção não apenas aos materiais utilizados, mas também a outros pontos, como os equipamentos.

Veja a seguir algumas questões que podem apresentar desafios para o produtor:

- Cama: a gestão da cama, considerada um dos principais desafios do sistema, é um elemento essencial no compost barn, exigindo execução cuidadosa para melhorar o processo de compostagem.

A seleção do material para compor a cama é importante, devendo ser sempre seco e macio para assegurar o conforto das vacas.

O revolvimento da cama pelo menos duas vezes ao dia é fundamental para manter a sua secura, permitir a entrada de oxigênio e facilitar a compostagem, evitando problemas como mastite e preservando o bem-estar das vacas .

- Ventiladores: esses equipamentos desempenham papel fundamental na secagem e compostagem da cama, além de contribuírem para o conforto térmico das vacas. É importante evitar o equívoco de desligar os ventiladores em dias mais frios, pois a ventilação constante é essencial. Recomenda-se assistência técnica acessível para resolver eventuais problemas nos equipamentos.

- Lotação de animais: é necessário considerar a quantidade para garantir conforto e manejo adequado da cama. A sugestão é uma área mínima de 12 m²/vaca, permitindo circulação e descanso adequados.

Uma lotação excessiva prejudica a secagem da cama, aumentando o risco de mastite. Portanto, o dimensionamento adequado do galpão é de extrema importância para o sucesso do sistema de compost barn.

Como superar as dificuldades com a cama de compost barn

Como mencionado anteriormente, a gestão da cama de compost barn representa um dos principais desafios para os produtores rurais, exigindo uma atenção especial para lidar com questões comuns, tais como a formação de torrões, variações de temperatura, compactação da cama, reposição e remoção adequadas.

Ao se deparar com a formação de torrões, é fundamental realizar revolvimentos mais frequentes para desfazê-los, garantindo a aeração e favorecendo a compostagem. Para lidar com variações de temperatura, por sua vez, o uso estratégico de ventiladores pode ajudar a manter a cama seca e otimizar o processo de compostagem, promovendo condições ideais para as vacas.

Ao notar sinais de compactação, é recomendável realizar revolvimentos mais profundos e ajustar a quantidade de material adicionado. A reposição cuidadosa da cama é importante para manter o nível adequado de maciez e conforto para as vacas. Monitorar regularmente e adicionar material fresco conforme necessário ajuda a prevenir problemas.

A remoção eficiente da cama velha é parte essencial do manejo. Certifique-se de retirar o composto maturado e substituir por material fresco, evitando acumulação excessiva. Ao abordar essas dificuldades com prontidão e cuidado, os produtores podem garantir um ambiente propício ao bem-estar das vacas e potencializar os benefícios do compost barn.

Dicas de materiais utilizados na cama de compost barn

Sem dúvida, escolher o material adequado para a cama do compost barn faz toda a diferença para garantir o bem-estar das vacas e melhorar a eficiência do sistema. Cada opção apresenta características únicas, e a seleção deve levar em conta a disponibilidade regional, a capacidade de absorção de umidade e o conforto oferecido às vacas.

Conheça algumas das opções mais utilizadas no Brasil:

- Serragem: é uma escolha popular devido à sua disponibilidade e custo acessível. Além disso, ela contribui para a absorção de umidade na cama, mantendo-a seca e confortável para as vacas.

- Maravalha: similar à serragem, a maravalha é feita de lascas de madeira e oferece boa absorção de umidade. Sua textura macia proporciona conforto às vacas, incentivando comportamentos naturais, como deitar e levantar.

- Pó de serra: resultante do processamento da madeira, é uma opção eficiente para manter a cama seca. Sua textura fina contribui para a compostagem, promovendo um ambiente saudável.