Altura de entrada e de saída das forrageiras para alimentação bovina

Altura de entrada e de saída das forrageiras para alimentação bovinaCréditos da imagem: Autores do trabalho

Texto baseado no Trabalho de Formação Técnica: “INFLUÊNCIA DO MANEJO SOBRE A PRODUÇÃO DE FORRAGEIRAS TROPICAIS", dos alunos Caio Thales Silva Ladislau e Fábio Henrique Magalhães Siqueira, da Academia do Leite/Fundação Roge, orientados pelo professor Sebastião Ferreira e Silva em novembro de 2019.

A altura de entrada e saída é um manejo muito simples para as pastagens, com baixo custo, mas de grande impacto na produtividade. Com esta análise, os animais vão para o pasto no momento de altura e idade ideais das plantas. E saem antes de prejudicarem a rebrota.

Plantas mais velhas são menos digestivas, enquanto que plantas mais jovens têm boa digestibilidade. Por isso, saber o momento certo de entrada dos animais no pasto faz muita diferença na nutrição do rebanho.

Além disso, as forrageiras são perenes, ou seja, têm alta capacidade de rebrotar. Se os animais não saírem do pasto no momento certo, abaixo da altura ideal de saída, irão pisotear e prejudicar a renovação do local.

Ciclo das forrageiras:

ciclo das forrageiras

Fonte: Milkpoint, 2013

Alturas da Brachiara Mombaça, Brachiara Decubens e Capim Tanzânia

Em estudo realizado pelos alunos Caio Ladislau e Fábio Siqueira, na Academia do Leite/Fundação Roge, foram analisadas as alturas de algumas forrageiras nos canteiros experimentais da escola. Ainda foram feitas comparações em canteiros com manejo (calagem, adubação com ureia indicada pela análise de solo e irrigação semanal) e sem manejo.

Metodologia

NC (Necessidade de Calcário) = 2,3 ton/ha de acordo com a análise do solo, mas a recomendação foi de 1,15 ton/ha porque a forrageira já estava propagada e o calcário foi incorporado em apenas 10cm do solo.

• No dia 01/08/2019 foi realizado o manejo da calagem;
  • No dia 23/08/2019 foi realizada a adubação das gramíneas;
  • Após 30 dias de adubação foi feito o corte das gramíneas para medição da matéria verde e matéria seca;
  • Para a medição foi utilizado um protótipo (koster caseiro).

Resultados dos estudos

mombaça com manejo e sem manejo

Autores, 2019

tanzania com manejo e sem manejoAutores, 2019

bachiaria decumbes-1Autores, 2019

Forrageira TonAutores, 2019

Outro cuidado importante nas pastagens é a recuperação de áreas degradadas. Quer saber mais?