Absorção de imunoglobulinas em colostro de primíparas e de multíparas

Absorção de imunoglobulinas em colostro de primíparas e de multíparasCréditos da imagem: Autores do trabalho

Texto baseado no Trabalho de Formação Técnica: “EFICIÊNCIA DO COLOSTRO DE PRIMÍPARAS E MULTÍPARAS COM BASE NA TRANSFERÊNCIA DE IMUNIDADE PASSIVA EM BEZERRAS LEITEIRAS DA FAZENDA CAMPOS LIMA - MG ”, dos alunos Maicon Vinícius de Souza Pinto e Marcelo Natan Ribeiro, da Academia do Leite/Fundação Roge, orientados pelo professor Bruno Guimarães Salomon em novembro de 2019.

O colostro deve ser fornecido às bezerras de preferência nas primeiras 6 horas de vida principalmente para que aconteça a absorção correta das imunoglobulinas maternas que garantirão a imunidade às recém-nascidas. Isso influencia  nas chances de sobrevivência e na produtividade futura desses animais.

O trabalho de pesquisa dos alunos Maicon Souza e Marcelo Ribeiro teve como objetivo executar um comparativo entre o colostro de vacas primíparas e o de vacas multíparas, analisando a eficiência da absorção de imunoglobulinas em bezerras.

Primíparas

São animais de primeira parição, podendo ser novilhas ou vacas. Pode ser um animal que ainda não alcançou o seu peso adulto e que precisa consumir energia suficiente para o crescimento, lactação e manutenção. E segundo Ricarda dos Santos e José Luiz Vasconcelos, em artigo para a Milkpoint, na maioria das fazendas, a taxa de prenhez das vacas de primeira cria é a mais baixa do rebanho.

Multíparas

São vacas que já pariram. A partir do momento que a vaca tem o segundo parto, ela é considerada multípara. São animais mais maduros e que geralmente consomem mais alimento que as primíparas.

O estudo

A pesquisa durou 5 meses e foi realizada em uma propriedade de Delfim Moreira-MG, com rebanho girolando em sistema semi-intensivo.

Metodologia para avaliação dos colostros

Foi utilizado o Refratômetro de Brix, considerando a variabilidade, a hora do nascimento, o tipo de fornecimento (natural ou artificial), a ordenha, o horário do parto e o tempo da colostragem.

metodologiaFonte: Autores, 2019

Metodologia para avaliação da absorção de imunoglobulinas

Foi feita análise sanguínea considerando dieta aniônica, metabolismo, nutrientes e vacinação para mastite e diarreia.

metodologia 2Fonte: Autores, 2019

Resultados obtidos neste estudo

1.  Eficiência na absorção de imunoglobulinas de mães primíparas

• 100% de sucesso
  • Qualidade do colostro: 75% bom e 25% ruim
  • Tempo de fornecimento e quantidades adequados

2. Eficiência na absorção de imunoglobulinas de mães multíparas

• 72% de sucesso e 28% de falha na absorção
  • Tempo de fornecimento inadequado
  • Qualidade do colostro: 67% bom e 33% ruim
  • Alguns partos foram tardios

Quer saber como avaliar a qualidade do colostro no Refratômetro de Brix?