A eficiência da homeopatia no controle do carrapato bovino

A eficiência da homeopatia no controle do carrapato boiCréditos da imagem: Embrapa

Texto baseado no Trabalho de Formação Técnica: “EFICIÊNCIA DA HOMEOPATIA NO CONTROLE DO CARRAPATO”, dos alunos Ana Luiza Ribeiro de Assis Carvalho e Diego Miguel de Oliveira, da Academia do Leite/Fundação Roge, orientados pela professora Leidiane Cristina Batista de Souza em novembro de 2019.

Entre os prejuízos causados pelos carrapatos nas propriedades leiteiras estão a baixa conversão alimentar, a perda de peso,  o declínio na produção de leite, a anemia, a transmissão de doenças e custos com a mão de obra no controle desses parasitas. Como já são resistentes ao princípio ativo de muitos produtos utilizados, novas pesquisas sempre surgem para apresentar alternativas aos produtores.

Em estudo na Academia do Leite/Fundação Roge, Ana Luiza Carvalho e Diego Oliveira analisaram a eficiência da homeopatia no controle do carrapato Rhipicephalus microplus, conhecido como Carrapato Boi.

Local do estudo de eficiência

A pesquisa foi feita no Sítio Bela Vista, município de Marmelópolis-MG. Dez animais da raça girolando, adultos, lactantes e mestiços, variando entre meio sangue e ¾, participaram do estudo em sistema semi-intensivo, ou seja, na hora da ordenha os animais recebem suplementação no cocho.

Os animais ficaram no mesmo piquete, com a mesma alimentação e sob as mesmas condições climáticas.

Metodologia

O grupo foi dividido em dois diferentes grupos (A e B) e foram medidos os graus de infestação do carrapato:

Três contagens manuais:

• Antímero direito;
  • Três dias antes da utilização do produto;
  • Diâmetro de 4,5 e 8,0 mm.

classificaçao dos animaisFonte: Autores, 2019

Aplicação homeopática

• Grupo A:

Foram aplicados 10 gramas do produto homeopático incrementado na dieta durante seis meses (abril a setembro de 2019).

• Grupo B:

Não foi utilizado nenhum produto.

Ambos os grupos foram acompanhados semanalmente.

Análise laboratorial

Amostras do carrapato foram encaminhados ao laboratório da Fundação Roge, onde foram feitas visualizações diárias.

As fêmeas parcialmente ingurgitadas realizaram suas posturas, em temperatura controlada de 27°C. Após a postura, os ovos foram direcionados para tubos de ensaio para assim, avaliar a viabilidade da homeopatia em relação à eclosão dos ovos. Tubos de ensaio do grupo A, tratado com homeopatia, apresentou melhores resultados, já que poucos ovos eclodiram:

ABFonte: Autores, 2019

Teste de sensibilidade

sensibilidadeFonte: MENDES, 2018

Para colaboração com o estudo, foi feito teste de sensibilidade. Foram coletados 200 carrapatos Rhipicephalus microplus e enviados à Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora-MG. Se houvesse uma alteração no bem estar dos animais, seria utilizado um produto alopático de maior eficiência. Os resultados foram os seguintes:

resultado do teste de sensibilidadeFonte: Embrapa, 2019

Contagem semanal de carrapatos no estudo

resultados-1Fonte: Autores, 2019

Linha azul: grupo A, com homeopatia.

Linha azul: grupo B, sem nenhum produto.

Conclusões

Diego e Ana Luiza concluíram que a homeopatia foi eficiente neste estudo. Mas ressaltam que ela não extermina completamente o carrapato, diminui a sua quantidade.

Destacam ainda que houve uma variação de umidade no decorrer do experimento, o que afetou o desenvolvimento dos ovos e a eclosão das larvas.

Quer saber mais sobre como controlar os carrapatos do rebanho?