Blog

8 Motivos para entender como vale a pena fazer um curso técnico




8 Motivos para entender como vale a pena fazer um curso técnico

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quem quer se destacar e conseguir as melhores oportunidades profissionais não pode ficar parado! Neste cenário, formação profissional e conhecimento técnico específico para a função que será exercida são os diferenciais que o mercado procura!

Os cursos técnicos podem ser um caminho rápido para a aquisição de conhecimento específico e a oportunidade para aqueles que desejam uma inserção imediata no mercado de trabalho.

 

Boa empregabilidade para quem faz curso técnico

 

Profissionais que passaram pelo ensino técnico têm grandes chances de encontrar trabalho em suas áreas de atuação. Essa conquista é atestada por diversas pesquisas nacionais. Uma delas, realizada pelo Serviço Nacional da Indústria (SENAI), feita com formados entre 2008 e 2012, mostra que 74% dos alunos estavam trabalhando um ano após o encerramento do curso.

O levantamento revela ainda que, do total de pessoas empregadas, 71,9% atuavam na área de formação escolhida – sendo que 39,2% cumpriam a função aprendida no curso e 32,7% trabalhavam em áreas relacionadas.

 

Vantagens de se fazer um curso técnico

 

Muitas são as vantagens de se fazer um curso técnico mas listamos abaixo as mais relevantes:

1. Rapidez na formação: A rapidez é uma das vantagens de um curso técnico: ensinam tudo o que você precisa aprender para uma nova profissão e mostram como aplicar os seus conhecimentos na prática.

2. Mensalidades mais acessíveis: Os valores podem variar de acordo com o curso escolhido, porém, geralmente as mensalidades são justas, que cabem mais facilmente no seu bolso.

3. Formação prática: Uma das maiores vantagens da formação técnica é que eles são extremamente focados no aprendizado de habilidades práticas de uma nova ocupação profissional.

4. Ótimo retorno financeiro: O ensino técnico é ideal para uma rápida entrada no mercado de trabalho, pois você se forma como um profissional pleno, pronto para ser contratado em profissões exigentes e bem remuneradas.

5. Pular as etapas de estágio e trainees: Nada mais desesperador do que passar anos em uma graduação para depois ainda ter de se submeter a mais um período de baixa remuneração e muito trabalho. Com a formação técnica, você estagia rapidamente durante o curso e já está pronto para assumir um cargo pleno.

6. Ótima aceitação no mercado de trabalho: Antigamente, o mercado de trabalho procurava especificamente profissionais egressos das grandes universidades. Hoje, o cenário mudou. Com a crise econômica global, cada vez mais são os bacharéis que mais enfrentam o desemprego. Na contramão, a procura por profissionais técnicos só cresce em todos os setores da economia.

7. Salários bons: Os profissionais que estão em falta no mercado de trabalho ganham muito mais pelo seu serviço quando possuem uma profissionalização técnica.

8. O primeiro passo a caminho de uma universidade: Quem tem o sonho de cursar uma graduação pode aproveitar o curso técnico como uma excelente opção como ajuda na escolha da carreira profissional e na entrada para a universidade. Como os alunos dos cursos conseguem emprego rapidamente, eles podem, posteriormente ao ensino técnico, cursar uma faculdade particular pagando confortavelmente o valor das mensalidades.


Construindo o futuro desde cedo!

 

Formar-se como técnico é uma escolha assertiva para quem deseja entrar de imediato no mercado de trabalho e começar, com pouca idade, a pensar na escolha da profissão e na construção de uma carreira de sucesso.

Do ponto de vista das empresas, a mão de obra técnica é bastante elogiada e cobiçada, pois são profissionais “prontos”, com bons conhecimentos técnicos e ótimas habilidades práticas.

Do ponto de vista dos profissionais a atuação logo após a formação possibilita consolidação dos conhecimentos técnicos. Além disso, caso haja a opção de curso superior a escolha será segura, madura e lúcida principalmente se ocorrer após algum tempo de experiência atuando como técnico.

 

Quer saber como o curso técnico pode ajudar na escolha da profissão?

CLIQUE AQUI

 

 

 

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.