Blog

7 dicas de estudo para não sair do ritmo em tempos de pandemia




7 dicas de estudo para não sair do ritmo em tempos de pandemiaA pandemia do Coronavírus mudou o mundo, as relações interpessoais, a forma da escola se vincular aos alunos e obrigou todos a encontrarem novas formas para viver bem, dentro do que é possível.

A escola, espaço de interação insubstituível e formadora de atitudes, precisou alterar o formato de interação com o aluno e acelerar uma adaptação ao modelo remoto para a construção do saber. A “prova” do momento é testar a autonomia daquele que estuda por conta própria, sem necessitar de vigilância.

Mas, será que todos estão preparados para estudarem sozinhos?

Dicas de estudo para este período de pandemia

 

Neste contexto de hábitos desregulados, estresse psicológico e insegurança em relação ao futuro, aqui vão algumas dicas importantes para manter o ritmo de estudos:

1- Organize o seu local de estudos, reserve o espaço, limpe-o e deixe na mão todos os itens que for precisar;

2- Crie uma rotina, acordando sempre no mesmo horário e estabelecendo horários para estudar e tarefas para cumprir no dia, pois a rotina organiza nossa vida e traz uma sensação de segurança;

3- Vista roupas apropriadas e não estude em cima da cama ou de pijama;

4- Cuide dos “ladrões do tempo”, evite se distrair com o celular e canalize sua energia para o que é mais importante, evitando perda de tempo com coisas fúteis e pouco produtivas;

5- Busque ajuda dos professores, e também o apoio dos colegas, naquelas tarefas cujas disciplinas você não tem muita afinidade. Ofereça também ajuda aos seus amigos naquelas matérias nas quais sua facilidade é maior;

6- Mantenha sua mente sempre ativa: aprenda uma coisa nova todos os dias, escolhendo assuntos de seu maior interesse e intercale com temas mais desafiantes para você. Neste período de isolamento há muitas palestras, lives e cursos gratuitos que lhe oportunizam atualização constante;

7- Tenha bons hábitos e reserve tempo para si mesmo: cobre de si o que pode fazer, não faça algo irrealista, mantenha o ritmo adequado e equilibrado à você e a sua rotina.

 

Em resumo, tenha organização pessoal, método, autonomia e alternância entre momentos de lazer e momentos de estudos. Com certeza isso lhe trará mente forte, espírito calmo e boa produtividade!

 

Neste período desafiador, todos tiveram que se reinventar e redescobrir o seu lugar no mundo:

Saiba mais

 

 

 

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.