6 Dicas para evitar prejuízos com o estoque na fazenda

6 Dicas para evitar prejuízos com o estoque na fazendaNão fazer o controle de estoque na fazenda pode acarretar grandes prejuízos financeiros que vão desde o volume de mercadorias paradas (dinheiro parado) até a segurança do que está estocado. A gestão dos estoques é parte fundamental da gestão da fazenda para o aumento dos lucros e precisa ser olhada com atenção!

Por que fazer controle de estoque?

Não fazer o controle de estoque pode gerar problemas sérios de perdas e desperdícios na fazenda como por exemplo:

• Comprar mais que o necessário, deixando muito dinheiro parado e podendo comprometer a validade dos produtos, especialmente dos perecíveis;

• Armazenamento inadequado, comprometendo a qualidade e gerando perdas;

• Falta de controle nas entradas e saídas, prejudicando a leitura das quantidades e comprometendo a segurança, uma vez que fica difícil identificar extravios;

• Falta de inventários periódicos, dificultando a identificação de falhas operacionais e ajustes.

O controle de estoque envolve ações que visam a diminuição dos custos, dos  desperdícios e otimização do uso dos produtos adquiridos. Manter o estoque em dia é cuidar da saúde financeira da fazenda!

Como controlar o estoque?

Da mesma forma que se faz o controle financeiro com métodos, recursos, supervisão e análises rígidas, deve-se fazer o controle de estoque. É uma gestão diária deste fluxo que pode garantir que não haja excessos, mas que também não ocorra a falta de itens, já que a escassez de materiais também pode gerar grandes prejuízos.

1- Sistema de gestão de estoque: manual ou digital, é importante criar métodos de registro, controle e análise

2- Inventário periódico

3- Controle registrado de entradas e saídas

4- Sazonalidade: antecipação de demandas através do conhecimento profundo da rotina da fazenda, prevendo períodos de aumento ou queda

5- Preparo do profissional responsável pelo controle de estoque e treinamento constante da equipe envolvida

6- Calcular o giro de estoque

Já tem estoque parado? Saiba por onde começar:

• Faça um diagnóstico com base no giro do estoque e na análise do período de uso dos materiais para definir quanto tempo cada item poderá ficar estocado;

• Calcule os custos do escoamento do que está parado, analisando se valerá a pena mexer nisso neste momento;

• Verifique se há possibilidade de devoluções com os fornecedores;

• Verifique se é possível desenvolver alguma ação produtiva com os produtos em excesso.

Toda forma de atenção aos estoques na fazenda é válida. Produtos precisam se transformar em dinheiro para gerar liquidez aos negócios e promover o seu crescimento.

Quer saber mais sobre o que geralmente gera grandes prejuízos na fazenda?

CLIQUE AQUI